Doce de leite e arroz doce: prepare um arraiá com gostinho caseiro

Arroz Doce. Foto Roberta Dalsenter

É tempo das tradicionais festas juninas (ou julinas) e, com elas, a alegria e a doçura de uma das festas mais coloridas do ano! As bandeirinhas são itens indispensáveis, e podem ser feitas de vários tamanhos e com texturas diferentes de papel, tecido, fitas, jornal, gravetos fazem alusão ao pau de sebo. Monte um varal divertido e entre no ritmo da festa. Divirta-se preparando alguns quitutes típicos e brinque com o dècor, uma pitada de exagero está liberado!

Decoração

Bandeirinhas e baners juninos para decorar pratos de doces e bolos. Busquei a imagem de São João na internet, imprimi, recortei e colei em gravetos com fitas sortidas. Pode ser no palito de churrasco também. Usei cola quente, e para dar acabamento, colo ainda outro papel no verso para esconder a junção das fitas.

Arroz doce

Arroz Doce. Foto Roberta Dalsenter

Ingredientes:
1 xícara de arroz arbóreo
2 xícaras de água
2 cravos
1 pedaço de canela em pau
1 litro de leite
2 xícaras de açúcar
1 lata de leite condensado
Canela em pó para polvilhar
Raspas de limão siciliano ou pistache sem casca (opcional)

Modo de preparo:

Em uma panela média, aqueça a água com a canela em pau e os cravos. Junte o arroz e cozinhe por uns 15 minutos até que os grãos estejam macios. Abaixe o fogo, junte o leite e o açúcar e cozinhe por mais 30 minutos, até formar um creme ralo e ligeiramente brilhante (não deixe encorpar muito, para não firmar demais quando esfriar). Passe para uma tigela, finalize com a canela em pó, ou o pistache, ou as raspas de limão siciliano. Sirva morno ou gelado.

Doce de Leite Caseiro

Doce de Leite. Foto Roberta Dalsenter

Ingredientes:
2 litros de leite
2 xícaras de açúcar
1 fava de baunilha

Modo de preparo:
Coloque o leite e o açúcar em uma panela de fundo pesado. Leve tudo ao fogo médio por aproximadamente uma hora e meia. Por fim, raspe as sementes de baunilha e reserve a fava para decorar. Com um pedaço de tecido, barbante e folhas secas, embale para presente e leve para retribuir um convite de jantar. A anfitriã vai adorar!

Mais de Roberta Dalsenter:
Hambúrguer de chef preparado na cozinha de casa
Mesa posta com panos de pratos e chão do ex-morador de rua, Rafael Digueta