Prêmio Desterro transforma Florianópolis na Capital da dança

O festival tem se tornado uma referência no país. Neste ano, o crescimento no número de inscritos foi de 20%, com 1,7 mil participantes de nove estados do Brasil

Gala Bolshoi estará na abertura do evento
Gala Bolshoi estará na abertura do evento (Foto: Alinne Volpato/Divulgação)

Começa nesta terça-feira e vai até domingo, dia 2, o Prêmio Desterro – 9º Festival de Dança de Florianópolis, realizado pelo Instituto Cultural Desterro (ICD). As apresentações se dividirão em dois palcos: o do Teatro Ademir Rosa, no CIC, onde ocorrerá na noite de abertura a apresentação da Companhia Jovem Bolshoi Brasil, atração convidada do evento, e a Mostra Competitiva, e o palco que será montado no Beiramar Shopping, que abrigará a Mostra Paralela Comentada. A segunda é gratuita e será comentada por um profissional convidado do evento.

Além das duas mostras, o Prêmio Desterro contará com cursos e workshops. Eles acontecerão diariamente no CIC ou na Garagem da Dança e contam com nomes de prestígio em cada categoria, como Cecília Kerche no curso de Ballet Clássico e Steven Harper no curso de Sapateado.

Essa integração em torno da dança é um dos principais objetivos do Prêmio. Desde o seu surgimento, em 2010, o evento promove a dança como expressão artística e de entretenimento, valorizando e fortalecendo o intercâmbio entre estudantes e profissionais, com incentivo às pesquisas e novas linguagens como processo de desenvolvimento regional.

O festival tem se tornado uma referência no país. Neste ano, o crescimento no número de inscritos foi de 20%, com 1,7 mil participantes de nove estados do Brasil.

Premiação

O Prêmio Desterro, no valor de R$ 10 mil, será entregue ao grupo ou bailarino eleito como o melhor do Festival. A escolha é realizada por uma Comissão de Júri. Os gêneros específicos a serem avaliados são: Balé Clássico, Balé Clássico de Repertório, Dança Contemporânea, Danças Populares, Danças Urbanas, Jazz e Sapateado. Além da premiação principal, Bancas Especializadas, com três jurados para cada gênero, escolherão o melhor de cada um (com exceção da Dança Contemporânea) e os premiados receberão R$ 1 mil.

Além dos prêmios tradicionais, o bônus fica por conta de duas parcerias que o Prêmio Desterro tem neste ano. Até dois bailarinos poderão ser selecionados para a final da YAGP (Youth America Grand Prix) em Nova York, e outros dois serão escolhidos para terem suas vagas garantidas na Russian Open Ballet Competition Arabesque-2020, Festival que acontece em Perm/Rússia, sob a direção de Vladimir Vasiliev.

SERVIÇO

Prêmio Desterro – 9º Festival de Dança de Florianópolis

Programação completa e inscrições: bit.ly/9premiodesterro

Ingressos: No site Blueticket. Desconto de 30% para sócio do Clube NSC e acompanhante na compra antecipada.