Projeto Curto Circuito traz intervenções artísticas para Florianópolis

Estão programadas 15 intervenções artísticas em Florianópolis (Foto: Divulgação)

A partir deste mês, Florianópolis recebe uma série de intervenções artísticas em espaços públicos. O projeto Curto Circuito, produzido inicialmente em Campinas (SP) pelo Grupo Sintonize, tem como objetivo proporcionar à população o acesso gratuito e direto à cultura, com apresentações alternativas aos programas artísticos tradicionais que levam a música até o público.

Os primeiros shows acontecem nos dias 12 e 13 de janeiro, em Santo Antônio de Lisboa, no Ribeirão da Ilha e no Parque de Coqueiros, com os grupos SC Brass Quintet+1 e Rolê do Zica.

O projeto promove a cultura e a conscientização da preservação dos locais públicos (Foto: Divulgação)

Segundo a diretora de operações da Incentiv, responsável pela comunicação do projeto em Florianópolis, Thais Nicolau, o Curto Circuito é baseado em dois pontos: democratizar e reintegrar a cultura no cotidiano da população e promover a conscientização da preservação dos locais públicos.

— O projeto oportuniza uma experiência cultural para fora das salas de concerto e, ao mesmo tempo, utilizar esses espaços públicos como locais para intervenções artísticas ajuda a promover o cuidado com essas praças e parques onde isso acontece – afirma.

Estão programadas 15 intervenções artísticas, que devem atingir um público estimado em 15 mil pessoas nos seguintes bairros: Centro, Coqueiros, João Paulo, Saco dos Limões, Santo Antônio de Lisboa, Ingleses, Rio Vermelho, Ribeirão da Ilha, Lagoa da Conceição, além das universidades UFSC e Udesc.

Foco nas leis de incentivo à cultura

O Grupo Sintonize, responsável pelo Curto Circuito, é uma empresa especializada na elaboração de projetos culturais que são financiados pelas leis de incentivo à cultura. Outro projeto dessa parceria é o Festival de Música Contemporânea Brasileira Edino Krieger,
em homenagem ao compositor natural de Brusque, realizado nos anos de 2017 e 2018, com concurso popular, ações beneficentes, recitais, palestras, workshops e outras atividades.

Cronograma

12 de janeiro 
SC Brass Quintet+1
Santo Antônio de Lisboa – Praça Getúlio Vargas
11h às 12h30

12 de janeiro
SC Brass Quintet+1
Ribeirão da Ilha – Praça Hermínio Silva
18h às 19h30

13 de janeiro
Rolê do Zica
Parque de Coqueiros
10h30 às 12h
17h30 às 19h

 

Leia também:

Grupo de amigos de Canoinhas, em Santa Catarina, percorre seis países de Kombi