Qual a temperatura ideal para consumir o vinho?

Vie Vin
Fotos: Tiago Ghizoni

Falar sobre a temperatura ideal do vinho é algo impossível. Variáveis como o tipo de uva, o clima local, as preferências pessoais e até mesmo a ocasião podem interferir na escolha. Existem ainda questões culturais que podem interferir nesse quesito. No Brasil, por exemplo, o fato de colocar gelo dentro de uma taça é condenável, o que em outros países é absolutamente normal. Claro que alguns padrões acabam auxiliando no momento de decidir como armazenar e consumir o vinho.

Os tintos, preferencialmente, devem permanecer em uma temperatura entre 14°C e 17°C. Já os brancos, entre 9°C e 13°C. Por serem mais refrescantes, são também os vinhos brancos os mais consumidos no verão, como comenta a proprietária do espaço Vie Vin – Vinho e Joias, Sanny Louback.

Vie Vin
– No verão o público muda, a procura dos clientes é principalmente pelos vinhos brancos, verdes, rosés e espumantes. Mas também temos aquele público que bebe vinho tinto a qualquer momento, até mesmo com calor de 40°C.

Leia também: Chás apresentam harmonizações perfeitas com queijos e chocolates

Muito em alta, os vinhos verdes ganharam destaque mais recentemente e têm sido os mais solicitados nessa época do ano. Apesar do nome, o vinho verde não é chamado dessa forma devido à sua cor. Na verdade, esse tipo de vinho é, geralmente, branco, mas também tem variações rosé, tinto e até mesmo em espumantes.

– O vinho verde é levemente frisante, que dá aquela pimentinha na língua. Ele é um pouco mais cítrico, por isso tem ótima saída em dias mais quentes. No ano passado, foi o que mais vendemos, especialmente o rosé – destaca Sérgio Louback, também proprietário do Vie Vin.

Novo parceiro

O estabelecimento, localizado na Avenida Madre Benvenuta, bairro Santa Mônica, em Florianópolis, está aberto para receber clientes de paladares diferenciados. O novo parceiro do Clube NSC oferece um ambiente totalmente informal e intimista, onde a ideia é desmistificar o mundo do vinho e fazer com que os clientes se sintam literalmente em casa.

– Aqui o vinho é sem frescura. O cliente não fica intimidado – comenta Sanny. Formada em moda e design de joias, ela viu no Vie Vin uma possibilidade de unir várias paixões.

Sanny e o marido já trabalhavam há mais de 30 anos com joias e resolveram agregar o espaço de vinhos para atender melhor e ampliar a clientela.

Sanny e Sérgio Louback

O espaço é convidativo para um final de tarde na varanda, reuniões, aniversários, happy hours, e é também opção para noivos realizarem pedidos de casamento.

O Vie Vin oferece um pacote especial em que os noivos confeccionam suas próprias alianças, além de passarem algumas horas com uma programação toda projetada para ocasião.

– Servimos vinho, comidinhas e preparamos toda uma atmosfera romântica para esse momento. Além de saírem com suas alianças confeccionadas, os noivos ganham uma sessão de fotos durante a produção da joia – destaca Sérgio, ourives há 30 anos.

O espaço oferece aproximadamente 50 rótulos de países diferentes, entre brasileiros e importados, para todos os gostos e bolsos. Diariamente, uma lousa destaca 10 ou 15 rótulos novos ou com preços especiais. Há opções gastronômicas criadas e elaboradas pelo chef Paulo Graf. O Vie Vin fica aberto de terça à sábado, das 19h à 1h. Desconto de 20% para sócio do Clube NSC sobre o valor total do consumo. Não cumulativo a outras promoções.