[e-book] Tendência gastronômica: cervejas artesanais conquistam espaço na cozinha

Quando a cerveja vira tempero na cozinha: versões artesanais conquistam espaço na gastronomia

Versões artesanais da bebida que conquista cada vez mais apreciadores agora também são usadas como temperos na cozinha. Baixe o e-book Sabores de Inverno gratuitamente e aprenda a preparar um prato que leva Pale Ale como tempero.

BAIXE AQUI A RECEITA GRATUITAMENTE

Usar vinho na cozinha para acentuar o sabor de alguns pratos não é novidade. Já a ideia de misturar doses de cerveja de qualidade no preparo de alimentos é recente, mas, ao que tudo aponta, é uma tendência que tem ganhado força. Desde que o amor pela cerveja se somou ao gosto pela gastronomia, mais e mais chefs passaram a explorar os sabores das muitas variedades da bebida em pratos de diferentes origens.

Na Inglaterra, país onde gostar de cerveja é quase uma tradição, já existe até um restaurante onde o tempero de todos os pratos (e até das sobremesas) é à base de cerveja. Em alguns preparos, o sabor da bebida protagoniza o prato. Em outros, notas selecionadas ajudam a trazer personalidade à mesa.

A motivação dos donos para fundar o restaurante foi a crença de que a capacidade dos britânicos de apreciar cerveja foi desenvolvida junto com o paladar para comer bem. Por isso, faz sentido unir dois grandes prazeres em um e combinar paixões que não são só britânicas, mas mundiais.

Paladar dos brasileiros em relação à cerveja mudou

Em 2017, houve um crescimento de 37% no setor de cervejarias artesanais, de acordo com Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Ainda que em termos de consumo elas representem apenas 1% do total, o surgimento de novas cervejarias artesanais comprova algo que o setor já percebeu: os consumidores estão mais preocupados em beber melhor do que em beber muito.

A mudança no hábito de consumo da cerveja (ou a gourmetização dela) representa uma oportunidade não apenas econômica, mas também cultural. A curiosidade de descobrir novos sabores, ingredientes e  aromas abre espaço para a criatividade, estimula a variação no consumo de produtos diferentes e diversifica também a gastronomia do Brasil. Ainda que o feijão com arroz tenha um lugar garantido no coração dos brasileiros, há espaço para novos sabores e influências de outras partes do mundo.

Nesse contexto, apreciadores da boa gastronomia podem se aventurar na cozinha e experimentar formas de inovar incluindo bons rótulos de cerveja em receitas consagradas. Para não errar, a dica é conhecer o sabor da cerveja antes de incluí-la no preparo da comida. Afinal, existem muitas diferenças entre um tipo e outro e, se você não gostar da cerveja quando bebê-la, as chances de gostar de como ela vai harmonizar com um prato são bem pequenas.

Para quem quer começar na arte da gastronomia cervejeira sem medo de errar, a receita de paella do chef Vilmar Turnes, do Hippo Supermercados, é uma boa pedida. Confira!

 

Quando a cerveja vira tempero na cozinha: versões artesanais conquistam espaço na gastronomia
Foto: divulgação

 

Paella de Frutos do Mar e Cerveja Eisenbahn Pale Ale

Ingredientes

  • 200g de arroz bomba
  • 300ml de cerveja Eisenbahn Pale Ale
  • 100g cebola picada
  • 3 dentes de alho picado
  • 1 colher de mistura para Paella
  • Sal e pimenta a gosto
  • 150ml azeite de oliva
  • 300g atum fresco
  • 300g camarão fresco sem casca
  • 100g pimentão verde picado
  • 100ml fundo de camarão
  • 80g castanha do pará

BAIXE AQUI A RECEITA COMPLETA GRATUITAMENTE

O e-book Sabores de Inverno também traz mostra como preparar outras delícias que são a cara da estação. Confira!

Leia mais:

Gastronomia e decoração: dicas para receber bem no inverno

Veja como preparar um strogonoff de pinhão que é a cara do inverno