
Versões artesanais da bebida que conquista cada vez mais apreciadores agora também são usadas como temperos na cozinha. Baixe o e-book Sabores de Inverno gratuitamente e aprenda a preparar um prato que leva Pale Ale como tempero.
BAIXE AQUI A RECEITA GRATUITAMENTE
Usar vinho na cozinha para acentuar o sabor de alguns pratos não é novidade. Já a ideia de misturar doses de cerveja de qualidade no preparo de alimentos é recente, mas, ao que tudo aponta, é uma tendência que tem ganhado força. Desde que o amor pela cerveja se somou ao gosto pela gastronomia, mais e mais chefs passaram a explorar os sabores das muitas variedades da bebida em pratos de diferentes origens.
Na Inglaterra, país onde gostar de cerveja é quase uma tradição, já existe até um restaurante onde o tempero de todos os pratos (e até das sobremesas) é à base de cerveja. Em alguns preparos, o sabor da bebida protagoniza o prato. Em outros, notas selecionadas ajudam a trazer personalidade à mesa.
A motivação dos donos para fundar o restaurante foi a crença de que a capacidade dos britânicos de apreciar cerveja foi desenvolvida junto com o paladar para comer bem. Por isso, faz sentido unir dois grandes prazeres em um e combinar paixões que não são só britânicas, mas mundiais.
Paladar dos brasileiros em relação à cerveja mudou
Em 2017, houve um crescimento de 37% no setor de cervejarias artesanais, de acordo com Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Ainda que em termos de consumo elas representem apenas 1% do total, o surgimento de novas cervejarias artesanais comprova algo que o setor já percebeu: os consumidores estão mais preocupados em beber melhor do que em beber muito.
A mudança no hábito de consumo da cerveja (ou a gourmetização dela) representa uma oportunidade não apenas econômica, mas também cultural. A curiosidade de descobrir novos sabores, ingredientes e aromas abre espaço para a criatividade, estimula a variação no consumo de produtos diferentes e diversifica também a gastronomia do Brasil. Ainda que o feijão com arroz tenha um lugar garantido no coração dos brasileiros, há espaço para novos sabores e influências de outras partes do mundo.
Nesse contexto, apreciadores da boa gastronomia podem se aventurar na cozinha e experimentar formas de inovar incluindo bons rótulos de cerveja em receitas consagradas. Para não errar, a dica é conhecer o sabor da cerveja antes de incluí-la no preparo da comida. Afinal, existem muitas diferenças entre um tipo e outro e, se você não gostar da cerveja quando bebê-la, as chances de gostar de como ela vai harmonizar com um prato são bem pequenas.
Para quem quer começar na arte da gastronomia cervejeira sem medo de errar, a receita de paella do chef Vilmar Turnes, do Hippo Supermercados, é uma boa pedida. Confira!

Paella de Frutos do Mar e Cerveja Eisenbahn Pale Ale
Ingredientes
- 200g de arroz bomba
- 300ml de cerveja Eisenbahn Pale Ale
- 100g cebola picada
- 3 dentes de alho picado
- 1 colher de mistura para Paella
- Sal e pimenta a gosto
- 150ml azeite de oliva
- 300g atum fresco
- 300g camarão fresco sem casca
- 100g pimentão verde picado
- 100ml fundo de camarão
- 80g castanha do pará
BAIXE AQUI A RECEITA COMPLETA GRATUITAMENTE
O e-book Sabores de Inverno também traz mostra como preparar outras delícias que são a cara da estação. Confira!
Leia mais:
Gastronomia e decoração: dicas para receber bem no inverno
Veja como preparar um strogonoff de pinhão que é a cara do inverno