Quem é Halle Bailey, a atriz negra que vai interpretar Ariel nos cinemas

Escalada para viver a princesa da Disney, jovem de 19 anos tem trajetória como atriz e cantora

Halle
Halle durante apresentação no 61º Grammy Awards. Foto: Kevin Winter/AFP

Se você conferiu as redes sociais nas últimas horas, provavelmente deparou com um nome: Halle Bailey. A jovem de 19 anos virou o centro das atenções após ser confirmada como a intérprete da princesa Ariel no live-action de A Pequena Sereia.

Nascida em 27 de março de 2000, Halle Lynn Bailey é natural de Atlanta (EUA) e estreou no mundo artístico aos seis anos, quando participou da comédia As Férias da Minha Vida (2006). Mas foi com a música que a jovem conquistou seu espaço.

Em 2011, ela e a irmã, Chloe, começaram a publicar no YouTube vídeos em que faziam covers de ícones do pop. Dois anos depois, Beyoncé descobriu a versão delas para o seu hit Pretty Hurts e acabou levando a dupla para a sua gravadora, a Parkwood Entertainment.

A cantora, então, passou a atuar como mentora das Bailey e até as convidou para fazerem a abertura da tour Formation World na Europa, em 2016. No mesmo ano, elas apareceram no álbum visual Lemonade. Já no ano passado, foram responsáveis por abrir shows da turnê On the Run II, de Beyoncé e Jay-Z, ao lado do DJ Khaled.

Fora dos palcos, como Chloe x Halle, as duas irmãs lançaram em 2016 um EP chamado Sugar Symphony, com as músicas Drop e Fall. Em 2017, divulgaram The Two of Us, que trouxe as faixas Used to Love e Too Much Sauce e foi eleito pela revista Rolling Stone um dos melhores álbuns de R&B daquele ano.

O trabalho seguinte foi The Kids Are Alright, de 2018. O disco foi indicado ao 61º Grammy na categoria de melhor álbum urbano contemporâneo e tem como destaque as faixas Warrior, do filme Uma Dobra no Tempo, e Grown, da série Grown-ish. Halle e a irmã Chloe, por sinal, estão no elenco do seriado, que é um spin-off de Black-ish. As duas interpretam gêmeas que fingem para os outros estarem sempre sincronizadas nas ideias, mas, na verdade, são o oposto.

No início deste ano, elas também participaram do Super Bowl cantando America the Beautiful:

A Pequena Sereia

O live-action da Disney será a maior empreitada da carreira de Halle Bailey até aqui. O filme ainda não tem previsão de estreia, mas as filmagens devem começar em 2020.

A direção do longa será de Rob Marshall (Chicago e O Retorno de Mary Poppins), que afirmou ter escolhido a jovem para o papel principal por sua “combinação de espírito, coração, juventude, inocência e conteúdo, além de uma voz gloriosa”.

Além de Bailey, o elenco terá Jacob Tremblay (O Quarto de Jack) como o peixinho Linguado. Segundo a revista Variety, Melissa McCarthy (Poderia Me Perdoar?) deve interpretar a vilã Ursula.

Leia também: