Quer começar a correr? Confira dicas de como iniciar a prática

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Foto: Cristiano Estrela/Diário Catarinense

Patrícia Agostinho, 45 anos, moradora de Florianópolis, começou a correr em 2013. Ela fazia academia e o instrutor começou a falar sobre corrida de rua e a aluna se interessou. Mas, até então, não estava confiante.

— Eu achava que corrida não era pra mim — conta.

Mesmo assim, começou a praticar. Treinava na academia e na rua, com orientação do instrutor. Também buscou orientação médica, fez exames e consultas para se certificar de que estava apta a correr. Contou com apoio de uma assessoria, que começou com orientação presencial e hoje continua online. Até que chegou o momento de se inscrever na primeira corrida de rua pra valer.

— Foi uma sensação incrível. Pessoas de todas as idades, todos os biotipos. É impressionante ver como a corrida de rua é democrática, todo mundo pode fazer — avalia.

A prática virou um vício e mostrou a Patrícia que ela era capaz de coisas que não imaginava. No ano passado, junto com amigas, correu a São Silvestre.

— O coração não cabia dentro do peito de tanta emoção. A energia das corridas é incrível! A corrida mudou muito a minha vida, física e emocionalmente. Eu me sinto muito forte e com a autoestima muito elevada — revela a corredora.

Patricia Agostinho
Patricia Agostinho (Foto: Arquivo Pessoal)

Para Fabiano Braun, diretor-técnico do Floripa Runners, Patrícia seguiu o caminho corretamente.

— A corrida hoje é o segundo esporte na escolha de muitos iniciantes cheios de vontade, mas que não conhecem os riscos que uma má preparação pode trazer. É de vital importância para o indivíduo que vai praticar exercícios fazer um check-up preventivo, preferencialmente com um médico da área esportiva. Também é fundamental o acompanhamento de um profissional de educação física. Após a liberação médica, um professor capacitado poderá orientar da maneira correta o novo corredor.

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Orientações para quem quer começar a correr

Dicas de Fabiano Braun, diretor-técnico do Floripa Runners

corrida
Foto: Cristiano Estrela/Diário Catarinense
  • O maior cuidado que as pessoas que estão começando devem ter é em relação à carga de treinamento. Cada um precisa refletir sobre o quanto pode aguentar.
  • Dificilmente iniciantes se lesionam por conta do excesso de treino. Em geral, as lesões acontecem por descuidos primários, como entorses por tropeçar, falta de técnica, de aptidão motora, tênis irregular, terreno impróprio.
  • Para começar os treinos, o ideal é correr três vezes por semana. É importante respeitar 24 horas de descanso entre um treinamento e outro. As sessões podem variar de 40 minutos até uma hora, dependendo do preparo de cada um. O trabalho de adaptação ao esporte deve ter 12 semanas.
  • Estrear em uma corrida leva um pouco mais de tempo. Em média, 24 semanas de treinos são suficientes para que o corredor realize uma prova de 5km com segurança.
  • Ter uma planilha personalizada também pode ajudar, por isso procure uma assessoria esportiva.
  • O objetivo bem definido – seja perder peso, ter mais saúde ou qualquer outro – é outro fator determinante para que não se perca o foco.
  • Treinar em locais diferentes, como na areia, na grama, em trilhas ou em outros lugares, é estimulante. Correr com amigos é outra boa sugestão.
  • São inúmeros os benefícios para o corredor quando incluímos a musculação no treinamento. A necessidade se torna cada vez maior devido ao aumento do número de lesões nos músculos e articulações que certamente poderiam ser evitadas.

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Dia 20/10, às 7h
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Quanto: R$ 530. DESCONTO DE 20% para sócio do Clube NSC sobre valor da inscrição antecipada no site Blueticket.
Onde: Lagoa Iate Clube (Largo Hippólito do Valle Pereira, 620, Lagoa da Conceição, Florianópolis)

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