Receita: Bolinho de costela é um dos pratos típicos de festival gastronômico em Floripa

Cervejaria traz para Ilha de Santa Catarina experiências gastronômicas com pratos e sabores tradicionais dos principais mercados públicos do país

Foto: Felipe Carneiro

Que tal experimentar em Floripa pratos típicos de outras regiões do Brasil? A partir de 25 de janeiro será possível. Uma cervejaria nacional se aliou a alguns restaurantes do Mercado Público, na capital catarinense, para servir pratos regionais brasileiros com um bom copo de cerveja.

O projeto Mercados do Brasil, que segue até 31 de março, permite um intercâmbio cultural com quatro opções de comidas inspiradas nos grandes mercados de Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Os pratos especiais entrarão nos cardápios durante todos os dias e ficarão disponíveis somente até o fim da ação. Ainda no dia 25, das 14h às 16h, o chef de cozinha Gui Schwinn e o Mané Darci irão preparar os pratos regionais em uma aula gastronômica no meio do público.

Para a Versar, o chef Gui Schwinn abriu o caderninho de receitas e compartilhou um dos pratos típicos que promete fazer sucesso durante a programação. Tradicional do Mercado Municipal do Rio de Janeiro, o Bolinho de Costela leva massa de aipim e é fácil de fazer. Confira!

Bolinho de Costela

150g de costela
120g de aipim
20g de alho poró
10g de alho
5g de salsinha
70g de cebolinha
2 ovos
50g de farinha de rosca
2g de sal
2g de pimenta do reino

 

Modo de preparo

Cozinhe a costela na pressão por 1 hora. Desfie assim que estiver morna, retirando o máximo de gordura. Cozinhe o aipim, sem que fique muito mole, até formar um purê consistente. Em uma frigideira, refogue o alho poró e o alho, e junte a costela. Refogue bem para dar sabor. Junte a costela temperada ao purê de mandioca (sem fibras) e misture até ficar homogêneo. Tempere com sal e pimenta. Modele o bolinho com 40g cada, empane no ovo e na farinha de rosca e frite até ficar dourado. Sirva com vinagrete, limão e maionese da casa.

Cardápio:

Bar do Eloi

Prato: Carne de sol com aipim na manteiga de garrafa – Mercadão de São José, em Recife

Trapiche Bar

Prato: Bolinho de Costela –  Mercado Municipal do Rio de Janeiro

Balcão Mané

Prato: Sardinha frita com farofa – Mercado Modelo de Salvador

Quiosque Brahma

Prato: Sanduíche de Mortadela – Mercado Municipal de São Paulo

Leia também:

Roteiro por cervejarias artesanais é nova aposta da Grande Florianópolis para o verão