Receita: Carpaccio de polvo trufado é aposta de menu de verão

O prato está no menu de um restaurante e de um beach club em Jurerê Internacional. Fotos: Caslumi

Ainda dá tempo de se organizar para preparar essa receita e impressionar os amigos e familiares nos encontros de fim de ano. Além disso, para quem gosta de frutos do mar e quer uma receita leve nesses dias superquentes, o carpaccio de polvo é uma excelente opção de entrada, tanto para um jantar quanto para um almoço.

Os chefs Hugo Olaechea e Sara Sanchez, responsáveis pelo menu de um restaurante e um beach club de Jurerê Internacional, compartilharam com a Versar dicas do prato que leva trufas negras e limão siciliano.

CARPACCIO DE POLVO TRUFADO

– Polvo cozido 2und
– Tomate cortado em cubos pequenos 1/2und
– Cebolete cortada finamente 2 ramas
– Limão siciliano 1und
– Azeite trufado q.b
– Trufas negras q.b
– Flor de sal 1.b
– Brotos de rucula q.b

– Cozinhe no dia anterior o polvo com bastante agua ate ficar bem macio, cuide para não desmanchar e perder a pele dele, escorra bem o polvo, retire a cabeça e ainda quente enrole os polvos com papel plástico e forme um cilindro bem apertado, leve no congelador ate congelar completamente.
– No dia seguinte retire o plástico e fatie o polvo com uma faca bem afiada, organize as fatias em pratos e mantenha na geladeira para descongelar.
– Uma vez descongeladas as fatias, tempere o carpaccio com cristais de flor de sal, tomate cortado e cebolete, rale a casca amarela do limão siciliano e esprema algumas gotas do suco no carpaccio, finalize com azeite trufado e os brotos de rúcula, pode substituir os brotos por alface frise ou alguma outra folha de sua preferencia.