Receita: confira como fazer rabanada

Foto: Ana Cecilia Brignol, divulgação

O Natal está chegando e as rabanadas, também conhecidas como fatias douradas, não podem faltar. É tradição! A sua receita simples é preparada com pão amanhecido molhado em uma mistura de leite, açúcar ou mel e ovos, que é frito em óleo ou na manteiga.

Dependendo da região, esta receita pode ser aromatizada com diversos ingredientes, tais como canela, raspas de limão, raspas de laranja, baunilha, anis estrelado, gengibre, noz-moscada, vinhos fortificados do Porto, Madeira e licores.

Leia também: RECEITA: Bolachas decoradas de Natal resgatam a cultura alemã em SC

Rabanada

Ingredientes:
– 6 fatias grandes de pão francês ou baguete amanhecidos
– 240 ml de leite integral ou semidesnatado (1 xícara)
– 3 ovos
– 4 colheres de sopa de açúcar granulado ou mel
– 2 colheres de sopa de canela ou canela com açúcar para polvilhar

Modo de preparo:
– Em uma panela pequena, adicione o leite com o açúcar e aqueça a mistura em fogo baixo, mexendo até que o açúcar se dissolva. Em seguida, adicione a essência ou aroma de baunilha. Não é necessário ferver. Reserve.

– Em uma travessa ou prato fundo, adicione a mistura de leite e açúcar aromatizada. Em seguida, mergulhe as fatias de pão nesta mistura até que a fatia esteja totalmente úmida.

– Em uma tigela, quebre os ovos e bata com um garfo até que forme uma mistura homogenia. Em seguida, passe rapidamente os dois lados das fatias de pão nos ovos batidos.

– Em uma frigideira antiaderente, coloque 1 colher de chá de manteiga para fritar cada fatia. Quando a manteiga estiver derretida, frite a fatia umedecida até que esteja dourada. Em seguida, vire a fatia e doure o outro lado. Repita a operação até que todas as fatias estejam fritas.

– Finalize polvilhando a rabanada com canela e sirva com frutas ou chantilly ou calda de chocolate ou sorvete ou calda de framboesa.

Leia também: 

Bolo de pão de mel de Natal sem glúten, lactose e açúcar

Gin: a bebida que está na moda

RECEITA: Bolachas decoradas de Natal resgatam a cultura alemã em SC