Confira a receita de brigadeiro de banana finalista do concurso ‘O Melhor Brigadeiro do Brasil’

Foto: TV Globo/Reprodução

Com uma receita de brigadeiro de banana, a catarinense Fernanda Kober concorreu, nesta sexta-feira, a final do concurso do programa Mais Você “O Melhor Brigadeiro do Brasil”. Fernanda estava na disputa final com mais três receitas, mas não levou a premiação de 10 mil reais, que ficou com a cearense Ana Lídia Cabral Girao, que apresentou o brigadeiro crocante de castanha de caju.

Leia também: “O Melhor Brigadeiro do Brasil”: catarinense é finalista do concurso do Mais Você

O programa recebeu mais de 4 mil inscrições, dentre elas 60 receitas foram selecionadas e reproduzidas pela produção do programa da Ana Maria Braga. Após essa etapa, apenas 16 receitas foram escolhidas para serem reproduzidas na atração matinal.

Confira a receita que levou a catarinense para final:

Brigadeiro de Banana

  • 1½ colher (sopa) de açúcar
  • 1 banana caturra (nanica ou d´água) não muito madura amassada
  • 1 lata de leite condensado
  • 100g de creme de leite
  • 1 colher (sopa) de manteiga sem sal
  • 100g de chocolate branco
  • açúcar cristal misturado com canela a gosto
  • Chips de banana (opcional)

Modo de Preparo

Em uma panela em fogo médio, coloque o açúcar e deixe caramelizar até ficar escuro (+/- 3 minutos). Adicione a banana amassada e mexa por +/- 3 minutos. Junte o leite condensado, o creme de leite, a manteiga, o chocolate branco e mexa sem parar por +/- 9 minutos ou até soltar do fundo da panela. Apague o fogo, transfira para um prato, cubra com plástico e deixe esfriar na geladeira.

Depois de frio, com as mãos untadas de manteiga, pegue pequenas porções da massa e enrole. Passe no açúcar com canela, decore com chips de banana e sirva em seguida.

 

Chips de Banana

1 banana caturra (nanica ou d´água) não muito madura sem casca e cortada em rodelas fina

Modo de Preparo

Distribua as rodelas de banana em uma assadeira (30 cm x 40 cm x 2 cm de altura) untada com manteiga e leve ao forno preaquecido a 180° C por 10 minutos. Retire do forno, vire todas as rodelas e leve ao forno novamente por 10 minutos. Retire do forno, transfira os chips para um prato e deixe secar. Reserve.