Renata Diem: Receita de família – arroz com linguiça Blumenau e repolho

arroz com linguiça blumenau - Foto Renata Diem

Foto Renata Diem

A linguiça Blumenau já é um ícone de Santa Catarina. A receita veio com os imigrantes alemães e foi adaptada no Vale do Itajaí onde é feita artesanalmente utilizando as partes nobres do porco, como paleta e pernil e algumas também com toucinho, passando depois por um processo específico de defumação.

Eu trouxe uma receita de família que minha avó fazia bastante: arroz de linguiça Blumenau com repolho. Simples, fácil de fazer e muito saboroso.

– Tire a casca (tripa) de uma linguiça e corte o recheio em pedaços pequenos que serão refogados numa panela sem óleo, pois a linguiça vai soltando a gordura à medida que vai fritando.

– Retire a linguiça já frita e utilize o óleo que ficou para refogar uma cebola média e três dentes de alho picados. Assim que a cebola estiver dourada, junte meio repolho pequeno cortado em tiras e deixe cozinhar até que fique macio.

– Junte a linguiça reservada, uma xícara de arroz branco e adicione duas xícaras e meia de água. Cozinhe até o arroz ficar macio, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo. Acerte o sal (com cuidado, pois a linguiça já é bem salgada) e finalize com salsinha e cebolinha a gosto. Bom apetite!

Leia todos os posts de Renata Diem