Receita de granola para deixar o café da manhã mais saboroso e saudável

granola
Foto: Janaína Laurindo

Um recente estudo europeu apontou que fazer uma boa alimentação ao acordar repõe as energias perdidas e afasta o estresse e a diabetes, por este motivo médicos e nutricionistas recomendam que o café da manhã seja a principal refeição do dia.

Para um café da manhã de qualidade a nutricionista Renata Guirau sugere que é necessário consumir alimentos de diferentes grupos alimentares: uma fonte proteica (leite, queijo, iogurte ou ovos), uma fonte de carboidrato complexo (pães integrais, granola, mandioca e batata doce) e uma fonte vegetal. Pensar nesta refeição com cuidado e prepara-la todas as manhãs é super importante para o bom funcionamento do organismo ao longo do dia.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Pousada do Engenho (@pousadadoengenho) em

Fonte de carboidrato complexo, a granola é um dos ingredientes que não pode faltar na mesa do café. Na Pousada do Engenho, na serra gaúcha, todos os ingredientes oferecidos aos hóspedes são preparados cuidadosamente na cozinha da propriedade, e a granola é uma das opções entre os produtos oferecidos no café da manhã.

Confira a receita da granola:

INGREDIENTES

(panela)
– 500gr de aveia moída
– 500gr de aveia inteira
– 500gr de açúcar mascavo peneirado
– 250ml de azeite de oliva
– 1 colher de sopa de sal peneirado.

(forma)
– 300gr de flocos de arroz
– 300gr de flocos de milho
– 400gr de gergelim
– 500gr de linhaça
– 500gr de castanha
– 500gr de mel

MODO DE PREPARO

Coloque a aveia moída, a aveia inteira, o açúcar mascavo, sal e o azeite de oliva em uma panela – na pousada utilizam panela de ferro, mas pode ser feita em qualquer caçarola – por 20 minutos mexendo sempre até que fique bem misturado. Coloque esta mistura em uma forma e leve ao forno por 5 minutos.

Retire a forma do forno vá acrescentando os ingredientes os outros ingredientes na ordem da receita um a um, num processo de colocar o ingrediente na forma sem misturar, levar ao forno por 5 minutos e depois misturar. O último ingrediente que entra na receita é o mel.

*A jornalista viajou a convite da Pousada do Engenho.

Leia mais:

Café da manhã: primeira refeição do dia repõe as energias perdidas e afasta o estresse e a diabetes

Entenda por que pular o café da manhã pode ser prejudicial à saúde

Saiba porque é importante beber água antes do café da manhã