Chef Matheus Emerick ensina receita para ceia com frutos do mar

Receita leva polvo, batata doce e molho de ostra com castanha do Brasil. Foto: Larissa Trentini

Há um ano Matheus Emerick, que trabalhou com Helena Rizzo, eleita a melhor chef mulher do mundo pela Revista Restaurant, desembarcou na Ilha com o desafio de criar um novo cardápio para a segunda unidade, à beira mar, de um tradicional restaurante com mais de três décadas de história no centro da Capital.

Com criatividade, Emerick vai apresentar o cardápio na casa, que ele define como “contemporâneo com o pé na areia”, a partir deste mês. Mas, de antemão, abre seu caderno de receitas para a Versar.

Renomado chef assina pratos do tradicional restaurante Toca da Garoupa. Foto: Larissa Trentini

A sugestão do chef é um polvo grelhado, purê de batata doce defumado e molho de castanha do Brasil que pode ser a vedete de uma ceia focada em frutos do mar.

Veja a receita:
Foto: Larissa Trentini

Molho de ostra com castanha
Ingredientes
100g de castanha do pará
25ml de suco de limão
25ml de azeite
25g de molho de ostra
50ml de óleo
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo:
Coloque as castanhas em uma frigideira, leve ao fogo baixo, mexendo sempre até dourar. Reserve e espere esfriar. Após esfriar bata no liquidificador até obter uma “farofa” com pedaços médios. Adicione o azeite, limão, molho de ostra, sal e pimenta e bata mais alguns segundos. Adicione o óleo e misture bem com o auxílio de uma colher.

Purê de batata doce
Ingredientes
500g de batata doce
500ml de leite
30g de manteiga
Sal a gosto
Modo de preparo:
Descasque as batatas e corte em pedaços médios, coloque em uma panela com o leite e sal para cozinhar até ficarem macias. Escorra as batatas e bata no liquidificador até obter um purê liso.

Polvo cozido
Ingredientes
1un de polvo médio
1/2 limão
1un de cebola cortada
50g de pimenta do reino inteira
10g de louro
Uma pitada de sal

Modo de preparo:

Em uma panela com água fervendo adicione todos os ingredientes menos o polvo. Segure o polvo pela cabeça,mergulhe os tentáculos na agua fervendo e retire logo em seguida, repita esse movimento três vezes, ele ajuda ao polvo não enrolar durante a coccao.Solte o polvo na panela. Deixe cozinhar por aproximadamente 1 hora ou até ficar macio.
Se preferir faça na panela de pressão, seguindo os mesmos passos, porém cozinhar por 9 minutos aproximadamente.