Berbigão do Boca: Aprenda a fazer as receitas vencedoras do concurso gastronômico

O júri técnico, composto por chefs e apreciadores, premiou estes pratos, que você também pode fazer em casa

Risoto de Berbigão (Fotos: Beto Barreiros)

O concurso gastronômico do Berbigão do Boca de 2019 foi um festival de criatividade e sabores. Todos os pratos apresentados foram muito bons. O júri técnico, composto por chefs e apreciadores, premiou estes pratos, que você também pode fazer em casa:

Primeiro lugar – Risoto de Berbigão

As cozinheiras Lenir de Souza e Tânia Borges arrasaram com este saboroso risoto e merecidamente receberam o primeiro lugar.

Receita original das cozinheiras e modo de preparo para 10 pessoas:

Arroz arbóreo, 1 kg de berbigão, vinho branco seco, cebola, tomate, alho, açafrão, manjericão, colorau, alho-poró, azeite, sal, salsão, cebolinha e salsinha, limão siciliano e brotos verdes para decorar.

Refogue o berbigão com o alho, cebola, azeite e sal. Acrescente tomate, manjericão, açafrão, colorau, alho-poró, limão siciliano e deixe formar ponto de molho. Acrescente o arroz arbóreo pré-cozido, água e, assim que secar, acrescente salsa, cebolinha verde e salsão.

Segundo lugar – Nhoque de mandioquinha ao molho de berbigão

Nhoque de mandioquinha ao molho de berbigão
Nhoque de mandioquinha ao molho de berbigão

Os cozinheiros Thiago J. Chaves e Júnior M. Alves de Oliveira foram criativos utilizando a mandioca na receita original e no modo de preparo abaixo.

Para o molho de berbigão: 1 kg de berbigão, 2 colheres de chá de alho picado, 3 colheres de sopa de azeite, 2 tomates maduros picados, 1 cebola picada, ½ pimentão picado, 2 pimentas de cheiro picadas, 1 colher de sopa de coentro e cebolinha, 200 ml de leite de coco, sal e pimenta do reino a gosto.

Para o nhoque de mandioca: 1 kg de mandioca cozida, 5 colheres de sopa de manteiga, 1 colher de sopa de sal, 5 ovos caipira, 4 colheres de sopa de parmesão ralado, amido de milho para dar liga, farinha de mandioca até dar o ponto.

Cozinhe a mandioca. Passe a raiz cozida no processador. Acrescente manteiga, parmesão, sal e ovos. Misture bem com as mãos e acrescente aos poucos a farinha da mandioca e continue amassando. Quando a massa desgrudar das mãos, está no ponto. Faça rolinhos e corte em pequenos pedaços. Em uma panela com água fervente, cozinhe o nhoque que, ao flutuar, está cozido. Para preparar o berbigão, refogue o alho e a cebola no azeite. Acrescente o pimentão, as pimentas, o coentro e a cebolinha. Refogue mais um pouco em fogo baixo e coloque os tomates. Assim que as verduras desmancharem, adicione o berbigão e o leite de coco. Cozinhe por mais cinco minutos e sirva por cima do nhoque de mandioca.

Terceiro lugar – Berbigão La Costeira

Berbigão Lá Costeira
Berbigão La Costeira

Preparado pelos divertidos cozinheiros Maurício Nunes Filho e Luiz Fernando Oliveira e Silva, teve ótima apresentação e criatividade.

Receita original com o ingredientes e modo de preparo:

1 kg de berbigão descascado, 300 g de berbigão na concha, 300 ml de vinho branco seco, 1 cebola cortada em cubinhos, 1 tomate sem pele cortado em cubinhos, 1 maço de cebolinha picada, 3 folhas de manjericão, 1 colher de sopa de páprica doce, azeite de oliva e sal a gosto.

Em uma panela grande, aqueça o azeite e doure a cebola. Após, acrescente a páprica, o tomate, a cebolinha e os berbigões. Salgue a gosto e deixe cozinhar por 15 minutos. Coloque o manjericão e a salsinha e sirva.

Brusqueta de Berbigão do Ricaldinho – primeiro lugar do júri popular

Brusqueta de berbigão do Ricaldinho
Brusqueta de berbigão do Ricaldinho

O jornalista Ricardinho Machado e sua neta Aroha Bontorin mereceram este prêmio do júri popular pela simplicidade, sabor e qualidade. No Ricaldinho de 2019, no dia do aniversário da cidade, você também poderá saborear.

Receita original e modo de preparo:

1 kg de berbigão, torradas, ricota, manjericão, nozes, cebola, alho, azeite de oliva e sal.

Refogue o berbigão no azeite de oliva com a cebola e o alho. Bata a ricota com manjericão, azeite, sal e nozes. Passe o creme nas torradas, complete com o berbigão refogado por cima, passe um fio de azeite e sirva.

Leia também:

Peixe na brasa e sobremesa com sorvete: aprenda duas receitas para os dias de calor