Veja três receitas de papinhas que auxiliam na transição alimentar do bebê

Arroz, legumes, carne. Saiba quando e de que forma inserir esses itens na alimentação da criança

Recomenda-se que o aleitamento materno seja realizado pelo menos até os primeiros seis meses de vida dos bebês, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Após esse período, a introdução de outros alimentos pode começar a ser realizada, como forma de complementar a amamentação. Nesses casos, o ideal é que os pais comecem a apresentar aos pequenos as papinhas.

Para ajudar papais e mães de primeira viagem que estão com dificuldade de iniciar esse processo, selecionamos algumas receitas e produtos capazes de ajudar nessa transição alimentar. Confira:

Papinha de Arroz

Ingredientes
100g de arroz branco

Modo de Preparo
Leve o arroz ao fogo com 400 ml de água. Após levantar fervura, tampe a panela, abaixe o fogo e cozinhe por 30 minutos, até amolecer bem. Após esfriar, bata o arroz no liquidificar por 1 minuto até ficar pastoso. Sirva morno.

Dica: O arroz comum é um alimento pouco alergênico e não agride o trato digestivo. Essa papinha pode auxiliar quando a criança enfrentar um desarranjo intestinal.

Papinha de Damasco

Ingredientes
1 xícara (175 gramas) de damascos secos

Modo de Preparo
Coloque os damascos em uma tigela com 350 ml de água. Tampe e deixe de molho por uma noite na geladeira. Ferva-o na água do molho, reduza o fogo e cozinhe por 15 minutos, mexendo de vez em quando, até amolecer. Bata no liquidificador por 1 minuto, até obter um purê. Sirva morno.

Papinha de carne e abóbora

Ingredientes
1 colher (sobremesa) de óleo vegetal
1 colher (chá) de cebola picada
2 colheres (sopa) de carne moída
1 batata (pequena) cortada em cubos
2 colheres (sopa) de abóbora cortada em cubos
2 colheres (sopa) de couve picada

Modo de Preparo
Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e a carne moída. Em seguida, acrescente a batata e a abóbora. Cubra com água, tampe a panela e cozinhe até que todos os ingredientes estejam macios e com um pouco de caldo. Junte a couve e cozinhe por mais cinco minutos. Amasse todos os ingredientes com um garfo e sirva.

Fonte: Alô Bebê, rede de lojas do segmento de artigos infantis.

Leia também:

Malhação com bebês: aulas de sling dance para mães se exercitarem com os filhos queima até 600 calorias

Martha Medeiros: Um bebê na plateia

Pai “amamenta” sua filha após mãe ficar internada depois do parto