Receitas para fazer no vapor, brasa, forno e frigideira

Fotos: Beto Barreiros/Arquivo pessoal

A carne de cordeiro, ou de ovelha, é muito apreciada pelos assadores para fazer na brasa ou no forno. É macia, saborosa e com pouca gordura. Com a chegada do frio, é uma ótima escolha.

Pernil de cordeiro assado no forno

Ingredientes:
1 pernil de cordeiro de 2kg
700 ml de vinho tinto
5 dentes de alho
10 raminhos de alecrim
15 raminhos de tomilho
1 xícara de chá de folhas de hortelã
500 ml de azeite de oliva
Pimenta-do-reino e
Sal a gosto

Modo de preparo:
Tempere o pernil com sal, alho, alecrim, tomilho, hortelã, pimenta do reino, azeite e o vinho e deixe marinando por 24 horas – virando o pernil na metade do tempo. Pré-aqueça o forno a 180º, coloque o pernil em uma assadeira, regue com a marinada, cubra bem com papel alumínio e leve ao forno por duas horas. Retire o papel alumínio com cuidado, regue o pernil com o líquido da assadeira e deixe mais 30 minutos até dourar.

Tudo na grelha

Quando utilizo a churrasqueira nesta época do ano, preparo comidinhas diferentes para reunir a família e amigos. Entrada, prato principal e inclusive a sobremesa, são todos feitos na brasa. Preparei esta entrada quente com couve enroladinha, mini batatas doce, cebola roxa pequena, cenoura cortada em anéis, alho inteiro e pequenas batatas. Coloquei 300 ml de vinho branco, sal, pimenta do reino a gosto, reguei tudo com azeite de oliva e cobri com papel laminado. Preparei enquanto a churrasqueira aquecia para grelhar as carnes e depois deixei ao lado para servir quente junto com todas as carnes grelhadas. Ficaram tenras e saborosas.

 

Vieiras: o mais requintado derivado do mar

Cultivadas em pequena escala na grande Florianópolis, as vieiras são conhecidas no mundo todo como Coquile de ST Jacques. Tem sabor levemente adocicado, com textura que necessita de muito pouco calor para ficar no ponto. Costumo dizer que são tão delicadas que cozinham com o calor de um olhar. Para fazer, calcule em média seis unidades por pessoa. Com uma faca pequena, retire cuidadosamente da casca todo o molusco. Limpe bem, deixando somente a carne com o coral junto.

Modos de preparo
No vapor: cozinhe por no máximo três minutos. Após, derreta manteiga, adicione uma pitada de salsinha, pimenta-do-reino e sal. Regue a vieira com este molho e sirva acompanhada de pão fatiado para passar no molho.

Na frigideira: tempere as vieiras com sal e pimenta-do-reino. Adicione manteiga na frigideira e sele rapidamente cada lado, para que o seu interior fique cru e tenro. Sirva sobre uma fatia de pêra ou maçã levemente aquecida na frigideira.

 

Pinhão

Foto: Pixabay

Já que estamos na safra do pinhão, conto o segredo do manezinho da Ilha Içuriti Pereira, para cozinhar 1,5 kg de pinhão:

  • Coloque os pinhões de molho na água fria por três horas. Os que flutuarem, retire.
  • Após, despeje na panela de pressão e adicione água até cinco centímetros acima deles.
  • Cozinhe por uma hora e 15 minutos.
  • Após esfriar, abra e coloque 500 ml de água com sal diluído. Feche e leve novamente para o fogo e assim que começar a pressão, conte mais 15 minutos e desligue.
  • A casca abrirá e eles ficarão saborosos.

Leia mais:

Confira uma receita de Creme de Milho para aquecer os dias de frio

Tradição em alta: panelas de barro voltam para mesa

Sushi ou massa? Confira sugestão de boa gastronomia em Florianópolis