Receitas: Se inspire com os drinks finalistas do Concurso de Carnaval Versar e IL Campanario

Aprenda as receitas dos drinks que surpreendem em sabor e criatividade

O vencedor Roberto Soares Mota Santos (E) ao lado dos concorrentes Humberto Mariucci e Guilherme Dias (D) Fotos: Tiago Ghizoni

Na noite desta terça-feira, três finalistas do Concurso de Carnaval Versar e IL Campanario apresentaram seus drinks para o corpo de jurados, em Jurerê Internacional. Além do vencedor da noite, Roberto Soares Mota Santos, os especialistas em coquetelaria Humberto Mariucci e Guilherme Dias tiveram a oportunidade de contar mais sobre suas inspirações para os drinks que representam as cores e os sabores da festa mais popular do Brasil.

E nós, da Versar, anotamos tudinho para compartilhar com vocês!

Como disse a colunista de gastronomia da Versar e uma das juradas do concurso, Roberta Dalsenter, para os leitores que não são foliões e querem aproveitar o feriado para descansar, nada melhor que ter “todas essas receitinhas novas para fazer um drink e curtir na beira da piscina”.

Cocobamba – receita do campeão Roberto Soares Mota Santos

Roberto se inspirou na tendência que vem se alastrando pela Europa e ganhando o lugar do Gin na preferência dos admiradores da coquetelaria, com a base de runs envelhecidos e uísques. Para tanto, a receita do Cocobamba leva Bacardi Oro, um rum de aroma intenso e defumado, robusto, amadurecido em barris de carvalho americano queimado.

Receita:
60ml Bacardi Oro
30ml Xarope Orgeat
50ml Mix Coco
70ml Pure Abacaxi
1 canela em pau
1 dash de canela em pó
1 dash de cardamomo
3 gotas de bitter aromático
1 coco seco

Preparo:
O coco seco, que servirá de recipiente para o drink, é raspado até compor o formato de copo. Com a extração, é feito o mix de coco, misturando o leite da fruta com a polpa. Na sequência os ingredientes são acrescentados ao mix e batidos na coqueteleira com gelo.
Para servir, Roberto colocou uma porção generosa de gelo diretamente na casca do coco e distribuiu o líquido, acrescentando uma pitada de canela em pó e decorando com a canela em pau e uma flor para finalizar.

Carnavale in Campanario – receita de Humberto Mariucci

Humberto se inspirou na exuberância do carnaval e trouxe a fruta “mais exuberante” para servir o drink. Numa combinação de bebidas aromáticas e ingredientes artesanais, como a geleia de pitaya produzida por ele mesmo, o drink colorido foi servido dentro da fruta cor-de-rosa.

Receita:
30gs de geleia de pitaya vermelha
40cl de Gin Amazzoni
15cl de xarope de hibisco
Espuma de limão siciliano
Gelo moído

Preparo:
O gelo moído e a geleia de Pitaya formam a base do drink, numa espécie de raspadinha. Então é acrescentado xarope de hibisco e Gin Amazônia, uma bebida botânica e aromática que soma no sabor de flores e frutas do drink. O limão siciliano, batido em espuma, é “shakeado” com a bebida e o drink é finalizado com dentro da Pitaya.

Purple Drink – receita de Guilherme Dias

Guilherme apresentou o drink que vem ganhando fama nos Estados Unidos. No país norte americano o drink é servido como uma droga recreacional à base de xarope de codeína (um anestésico derivado do ópio), mas, sem o medicamento, serve de inspiração para a combinação de Gin e frutas vermelhas.

Receita:
50ml de Gin com infusão de amoras, mirtilos e framboesa
25ml de xarope de violetas
10ml de licor de cereja
20ml suco de limão siciliano
Água tônica
Zest de limão siciliano

Preparo:
As frutas vermelhas foram colocadas em água fervente para extrair a infusão e, depois, acrescenta-se Gin. O xarope de violetas, doce e colorido, é misturado com os outros ingredientes, servidos diretamente na taça. A água tônica é colocada por último, seguida do zest de limão siciliano para finalizar.