Veja receitas de sorvete, picolé e geladinho pra espantar o calor

Trouxemos dicas valiosas e receitinhas deliciosas e nutritivas

Picolé caseiro
Picolé caseiro (Foto: Babuska Fotografia)

Que semanas de calor intenso estamos vivendo, não é? Nosso meteorologista do grupo NSC, Leandro Puchalski, que o diga! Em 3 de janeiro, vivenciamos o dia mais quente da história de Florianópolis. E neste calor, precisamos estar muito atentos à nossa hidratação. Por isso, trouxemos dicas valiosas e receitas deliciosas e nutritivas.

Você sabia que em dias de temperatura elevada nós transpiramos mais e, com isso, perdemos água e minerais pelo corpo? Isso se chama desidratação, e traz junto uma maior sensação de cansaço, fraqueza, dor de cabeça e também queda de pressão arterial. Isto acontece porque mais da metade do nosso corpo é água, e perdas elevadas causadas pelo calor excessivo acabam desregulando o funcionamento do nosso organismo.

Por isso, nos dias quentes, é importantíssimo aumentar a ingestão de líquidos, principalmente de água. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação diária de líquidos necessária para mantermos o corpo saudável e hidratado em dias normais varia de acordo com o sexo, a idade e algumas condições específicas do ciclo de vida das pessoas (como gestantes e lactantes), além da prática de atividade física. Na tabelinha a seguir você pode observar algumas estimativas médias recomendadas:

Bebês (7 a 12 meses): 0,6 litro de água por dia* (2 e 1/2copos)

Crianças: entre 0,9 e 1,2 litro de água por dia (5 copos)

Mulheres adultas: 2,2 litros de água por dia (8 copos)

Homens adultos: 3 litros de água por dia (10 copos)

Gestantes: 2,3 litros de água por dia (12 a 13 copos)

Lactantes (mulheres que amamentam): 3,1 litros de água por dia (15 a 16 copos)

* inclui água proveniente do leite materno
Fonte: Institute of Medicine

Nessa contagem da quantidade total recomendada, podem entrar a água de coco, sucos naturais e chás, mas lembre-se de sempre dar preferência à água pura. Para ficar mais claro, quanto aos sucos naturais, principalmente para as crianças, os valores totais para ingestão diária são limitados. A recomendação para crianças 1 a 3 anos é de até 120 ml/dia; 4 a 6 anos de até 175ml/dia, e 7 a 10 anos de até 250ml/dia. É importante que a quantidade de água ingerida seja fracionada ao longo do dia!

RECEITAS

É claro que não deixaríamos você sem receitinhas práticas, deliciosas e saudáveis de picolé e sorvete para se deliciar nesses dias de calor. Anota aí!

Sorvetinho natural

INGREDIENTES
1 banana congelada
5 morangos congelados

MODO DE PREPARO
Bater tudo no liquidificador ou mixer e pronto! Para crianças maiores de um ano, pode adicionar uma colher de sopa de iogurte natural para ajudar a bater.

Picolé de tuti frutti

INGREDIENTES
2 bananas
7 morangos
1/2 manga
Suco de 1 laranja

MODO DE PREPARO
Bater todos os ingredientes e despejar nas forminhas de picolé com pedacinhos de fruta cortadinhos dentro. Pode ser consumido por toda a família, inclusive bebês a partir de sete meses.

Geladinho natural

INGREDIENTES
1 manga palmer
1 copo de água de coco

MODO DE PREPARO
Bata no liquidificador a manga e a água de coco. Coloque em saquinhos de geladinho e deixe congelar no freezer. Por conter água de coco, recomendamos a receita para crianças a partir de um aninho.

Faça fotos das receitas ao lado e, se gostar, tire uma fotinho e marque o @emfamilianutricao no Instagram. Vamos adorar ver vocês dando um gelo nesses dias de calor de forma saudável, colorida e nutritiva!

Leia também:

Como começar o ano com o pé direito e hábitos alimentares mais saudáveis

Conheça alimentos que ajudam no bronzeado e aprenda duas receitas de sucos com a cara do verão

Leia mais colunas de Carol Bandeira e Silvia Ozcariz