Recital traz premiada cantora lírica para Santa Catarina

Eva Zaïcik abre a turnê pelo Brasil na Capital com espetáculo no Teatro Pedro Ivo no dia 17 de outubro

Eva Zaïcik
Foto: Victor Toussaint, divulgação

Revelação da cena lírica internacional, a meio-soprano francesa Eva Zaïcik é a atração do próximo Concertos AF, da Aliança Francesa Florianópolis. A parisiense apresenta o recital Femmes Amoureuses (Mulheres Apaixonadas), acompanhada pelo pianista paulistano Marco Bernardo. A apresentação será no dia 17 de outubro no Teatro Pedro Ivo e abre a primeira turnê da artista no Brasil — depois da Capital, ela segue para São Paulo, Curitiba e Manaus.

No programa, além de Les Nuits d’Été, ciclo de canções do compositor romântico francês Hector Berlioz (1803 – 1869), a cantora interpreta dois dos mais conhecidos momentos do primeiro ato da ópera Carmen, de Georges Bizet (1838-1875): a Seguidilha e a Habanera.
Foi com Habanera, aliás, que Eva Zaïck se apresentou na etapa final do Concurso Rainha Elisabeth da Bélgica 2018 e saiu vencedora na edição dedicada à voz. A competição é considerada uma dos mais prestigiadas e difíceis em todo o mundo. A história da premiação se conecta ao ideal cultivado décadas atrás pelo compositor e regente Eugène Ysaÿe (1858 – 1931). O concurso de fato foi relançado em 1950 e desde então é realizado anualmente. Em ciclos de quatro anos alternam-se as competições de violino, piano, violoncelo e voz. Este é o décimo ano consecutivo em que artistas premiados no concurso belga se apresentam no Brasil.

Para a diretora da Aliança Francesa Florianópolis, Solène Leblanc-Maridor, Eva é uma artista com repertório variado e original e que vai certamente seduzir o público brasileiro:

— Várias vezes premiada na França e na Bélgica, ela nos faz aqui uma proposta artística sensível sobre o tema do amor feminino — diz.

 

Artista eclética

Aos 32 anos, Eva Zaïck é uma celebrada artista eclética e sensível. É reconhecida pela expressão em todas as formas do repertório vocal, pelo timbre rico e presença de palco. Ao passo que colabora com vários conjuntos de música antiga, ao mesmo tempo conecta-se à criação contemporânea. Em 2014, por exemplo, criou Ensemble Lunaris, grupo que mistura três vozes e uma viola da gamba e aborda música vocal do medieval ao contemporâneo. Já cantou papéis importantes no universo da ópera, como Speranza e La Messaggiera, no Orfeu de Monteverdi; Carmen, na Carmen de Bizet; e Farnace, em Mitridate de Mozart.

Quem acompanha a cantora na turnê brasileira é o pianista Marco Bernardo, que já acompanhou cantoras líricas premiadas no Concurso Rainha Elisabeth da Bélgica em outros anos. Por mais de 20 anos desenvolveu intensa atividade como regente de corais, arranjador, maestro preparador e pianista acompanhador dos principais cantores eruditos e populares brasileiros.

O Concertos AF – Femmes Amoureuses, com Eva Zaïcik, é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com realização da Aliança Francesa Florianópolis, Echo, do Ministério da Cidadania e Governo Federal. O evento tem o patrocínio de ENGIE, Da Magrinha e Peróxidos do Brasil. Apoio institucional da Embaixada da Bélgica no Brasil. A produção é da Marte Cultural.

 

Espetáculo com audiodescrição

O recital terá recurso de audiodescrição via Rádio FM disponível. Para acessar, basta levar um smartphone com aplicativo de rádio FM e fones. A frequência é 103.0 FM e só alcança os limites do evento. Não são indicados rádios receptores de FM comuns.

 

Serviço

Femmes Amoureuses
Quando: 17/10, às 20h30min
Onde: Teatro Pedro Ivo (Rodovia SC 401, KM 15)
Desconto de 30% para sócio e acompanhante na compra do ingresso antecipado no site Blueticket.

 

Para ser sócio do Clube NSC, você deve assinar um dos jornais ou o NSC Total em assinensc.com.br. A partir de R$ 9,90 por mês na modalidade digital, você tem acesso a todo o conteúdo e tem direito a utilizar os descontos do Clube em festas, shows, restaurantes, cinema, educação, serviços e muito mais. Aproveite, os benefícios são ilimitados. Saiba mais em clubensc.com.br