Stan Lee: relembre todas as participações do criador nos filmes com personagens Marvel

Participações especiais do escritor que morreu nesta segunda-feira nas produções protagonizadas por seus personagens se tornaram uma característica recorrente

Stan Lee como o carteiro Willie Lumpkin em "Quarteto Fantástico", de 2005. Foto: Fox / Divulgação

Criador dos principais personagens do universo Marvel, Stan Lee se tornou uma constante nos filmes de super-heróis da editora, fazendo aparições-relâmpago. Essas pontas, ou “cameos”, na gíria inglesa do cinema, representavam uma sutil piscadela aos leitores mais fiéis de quadrinhos, os mais prováveis dentre a ampla audiência a reconhecer o simpático idoso que podia ora ser um carteiro, ora um bibliotecário, ora um playboy milionário.

Confira em que momento o criador, que morreu nesta segunda-feira (12), deu o ar da graça em meio às suas criaturas:

 X-Men: O Filme (2000)

Marvel / Reprodução
Marvel / Reprodução

A primeira aparição de Stan Lee é como um vendedor de cachorro-quente na praia onde o senador americano Kelly aparece após fugir de uma prisão em que havia sido confinado por Magneto.

Homem-Aranha (2002)

Herói de carne e osso, Stan Lee ajuda a salvar uma garotinha durante a explosão de um prédio pelo vilão Duende Verde.

 Demolidor – O Homem Sem Medo (2003)

Marvel / Reprodução
Marvel / Reprodução

Distraído enquanto lê seu jornal, Stan Lee é salvo de um atropelamento iminente pelo ainda jovem – mas já cego e com superpoderes – Matt Murdock.

 Hulk (2003)

Marvel / Reprodução
Marvel / Reprodução

Espécie de chefe da segurança do laboratório onde o Dr. Banner trabalha, Stan Lee aparece passando instruções para o ator Lou Ferrigno – também em uma participação especial: Ferrigno foi o Hulk do clássico seriado de TV

 Homem-Aranha 2 (2004)

A exemplo do filme anterior do Cabeça de Teia, Stan Lee salva uma senhora transeunte dos detritos que desabam do prédio onde o herói enfrenta o Dr. Octopus.

 Quarteto Fantástico (2005)

A profissão de Stan Lee no filme do Quarteto é a de carteiro – e ele não traz nada além de contas vencidas para o pobre Reed Richards. É a primeira vez em que Lee faz não apenas uma participação, mas assume um personagem com nome e sobrenome oriundo dos quadrinhos: Willie Lumpkin – nos gibis, o responsável pela correspondência na área do Edifício Baxter.

 X-Men: O Confronto Final (2006)

Impossível regar o jardim quando há atividade mutante tão próxima de casa – uma cortesia da jovem Jean Grey, que faz a água da mangueira de Stan Lee ignorar a lei da gravidade.

 Homem-Aranha 3 (2007)

Diante de um letreiro que avisa sobre a cerimônia de entrega da chave da cidade de Nova York para o Homem-Aranha, Stan Lee diz para Peter Parker que “uma única pessoa pode, sim, fazer a diferença”.

 Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado (2007)

Marvel / Reprodução
Marvel / Reprodução

Stan Lee chega para o casamento de Sue Storm e Reed Richards, mas é barrado na porta — e ainda ouve uma troça do segurança quando insiste que é Stan Lee e que seu nome deveria estar na lista de convidados.

 Homem de Ferro (2008)

Marvel / Reprodução
Marvel / Reprodução

Em uma aparição interpretando uma personalidade midiática, Stan Lee veste o robe carmim do fundador da Playboy, Hugh Hefner, e aparece com duas coelhinhas.

 O Incrível Hulk (2008)

Marvel / Reprodução
Marvel / Reprodução

Uma garrafa do refrigerante brasileiro Pingo Doce, contaminado pelo sangue do dr. Bruce Banner, vai parar na geladeira de Stan Lee, que chega a beber o refresco e vai parar no hospital. Será que ele ficou verde na sequência?

 Homem de Ferro 2 (2010) 

Marvel / Reprodução
Marvel / Reprodução

Stan Lee encarna o apresentador de TV Larry King, com seus indefectíveis suspensórios.

Thor (2011)

Bancando o espertinho, Stan Lee tenta mover o martelo de Thor, que havia caído na terra amarrando o artefato com uma corrente em sua picape. O resultado não é o esperado.

 Capitão América: O Primeiro Vingador (2011) (8943036)

Marvel / Reprodução
Marvel / Reprodução

Stan Lee banca o general durante a condecoração do Capitão América (que não aparece…).

 Os Vingadores (2012)

Marvel / Reprodução
Marvel / Reprodução

“Super-heróis em Nova York? Dá um tempo”, declara Stan Lee para um canal de TV numa das últimas cenas do filme, interrompido durante uma partida de xadrez. Uma curiosidade é que esta cena deveria ser a segunda aparição de Stan Lee no filme. Uma ponta logo no início, na qual Lee avisava um inocente Capitão América de que ele estava sendo paquerado pela bela garçonete, ficou de fora.

O Espetacular Homem-Aranha (2012)

Considerada uma das melhores aparições de Stan Lee, o mestre banca o bibliotecário distraído ouvindo música clássica enquanto, ao fundo, Homem-Aranha e Lagarto destroem completamente o recinto.

 Homem de Ferro 3 (2013)

Stan Lee aparece erguendo uma placa de nota 10 – possivelmente para uma das concorrentes a um concurso de modelos…

 Thor: O Mundo Sombrio (2013)

De tanto fazer participações especiais, Stan Lee foi parar em um hospício – onde, pelo menos, parece estar se divertindo.

 Capitão América 2: O Soldado Invernal (2014)

Marvel / Divulgação
Marvel / Divulgação

Agora um simples vigia do memorial dedicado ao Capitão América, Stan Lee prevê estar em maus lençóis quando o uniforme do herói some do seu display.

 O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro (2014)

“Pai” coruja, Stan Lee não perdeu a cerimônia de graduação de Peter Parker.

 Guardiões da Galáxia (2014)

Marvel / Divulgação
Marvel / Divulgação

Observado pelas lentes de Rocket Raccoon, Stan Lee aparece jogando charme em uma bela jovem – que pode ser humana ou alienígena, o que não parece preocupá-lo.

Operação Big Hero (2014)

Disney / Divulgação
Disney / Divulgação

Uma participação animada do criador da Marvel: neste desenho da Disney, Stan Lee  faz uma ponta em uma cena pós-créditos como o rico e misterioso pai do personagem Fred, um dos integrantes da equipe de seis heróis..

 Vingadores: Era de Ultron (2015)

Incorporando um veterano da II Guerra Mundial, Stan Lee decide provar do licor Asgardiano trazido por Thor. Não dá muito certo.

Homem-Formiga (2015)

Stan é um garçom em um bar em uma das histórias intermináveis contadas pelo amigo do Homem-Formiga, o trambiqueiro Luis.

 Doutor Estranho  (2016)

Passageiro de um ônibus, alheio à luta entre o herói e o vilão Kaicelius que está literalmente virando Nova York de cabeça para baixo, Stan Lee lê o livro As Portas da Percepção, de Aldous Huxley – e o acha “hilário”.

 Deadpool (2016)

Moderno, antenado, nunca ultrapassado, Lee é o DJ de um show de streap-tease em um bar de péssima reputação em que Deadpool vai encontrar seu melhor amigo.

Capitão América: Guerra Civil  (2016)

Lee retoma sua carreira no mundo da entrega de correspondência como um motorista da FedEx que leva uma caixa para “Tony Esterco” quase no fim do filme.

Guardiões da Galáxia, Vol. 2 (2017)

Marvel / Divulgação
Marvel / Divulgação

Outra entre as favoritas dos fãs. Em um asteroide remoto, vestido de astronauta, Lee entretém com suas histórias os solenes Vigias, gigantes responsáveis por testemunhar todos os eventos do Cosmos. Na cena pós-créditos, mostrando que o papo talvez não estivesse assim tão divertido, os Vigias dão as costas e deixam Lee abandonado e falando sozinho.

Homem-Aranha: de Volta ao Lar (2017)

Marvel / Divulgação
Marvel / Divulgação

O atrapalhado Aranha pensa estar prendendo um arrombador de veículos, quando, na verdade, deixa imobilizado um azarado dono de carro que havia perdido as chaves. A ação do herói gera protestos nas janelas da vizinhança. Entre eles, o de Lee, que ameaça: “Não me faça descer aí, seu punk”.

 Thor: Ragnarok (2017)

Marvel / Divulgação
Marvel / Divulgação

Lee é o barbeiro que dá um trato nas madeixas de Thor antes de o Deus do Trovão ser admitido na arena de lutas do Grande Mestre.

Pantera Negra  (2018)

Na cena do cassino, o Pantera Negra confronta o Agente Ross enquanto faz uma aposta e simplesmente dá as costas ao montante apostado. Lee, esperto apostador, diz que vai tomar conta das fichas “por garantia”.

 Vingadores: Guerra Infinita (2018)

Continuando suas aventuras motorizadas, Lee é o motorista do ônibus escolar em que viaja a turma de escola de Peter Parker – e de onde o herói foge para se juntar à batalha contra os emissários de Thanos.

Homem-Formiga e a Vespa (2018)

No meio da frenética perseguição de carro em que os heróis, a vilã Fantasma e uma gangue de mafiosos tentam se apossar do laboratório encolhido de Hank Pym, Lee está prestes a entrar em seu automóvel quando o vê diminuir diante de seus olhos. Em uma frase que poderia valer também para as suas contantes participações humorísticas nos filmes de heróis, ele comenta: “Bem, os anos 1960 foram divertidos, mas agora estou pagando por eles”.

Venom (2018)

Em sua última aparição em um filme com personagens da Marvel, Lee é um homem passeando com cachorro que, no fim do filme, dá conselhos românticos ao protagonista. Ou melhor, aos protagonistas: o personagem Eddie Brock e o simbionte dentro dele.