Com cenas gravadas em Floripa, documentário “O Renascimento do Parto 2” tem sessão especial na Capital

Pizza
Fotos divulgação

O documentário O Renascimento do Parto 2, que está em cartaz nos cinemas, escancara a violência obstétrica no Brasil – o país é o campeão mundial de cirurgias cesarianas no setor privado – e chama para o debate a humanização do parto. Neste domingo, haverá uma sessão especial, às 21h, seguida de um debate com participação do diretor do doc, Eduardo Chauvet, no Beiramar Shopping em Floripa. Os ingressos já estão à venda no site do cinema.

Florianópolis foi uma das principais locações de gravação do primeiro e também do segundo documentário. O longa traz nesta sequencia depoimentos de mães, ativistas, médicos e outros profissionais da saúde, entre eles as catarinenses Vivian Scaggiante, Lígia Moreira e Mayra Calvette. O filme tem na violência obstétrica o seu fio condutor, muito recorrente no Brasil, como também aponta para experiências bem-sucedidas de parto normal praticados tanto aqui como no exterior.

Além da presença do diretor no Beiramar Shopping, estarão presentes no debate pós-filme a parteira de Florianópolis, Naoli Brasil e a doula Roxana Valdez.

Renascimento do Parto 1

Lançado em 2013, O Renascimento do Parto já disponível no Netflix, veio na esteira de dados que impressionam sobre as cesarianas no Brasil. Mais de 55% das grávidas brasileiras passam pelo procedimento cirúrgico. Esse número salta para mais de 85% dos nascimentos na rede privada de saúde. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que a porcentagem de cesarianas não ultrapasse 15% do total de nascimentos. As consequências desses índices são graves e incluem o aumento de partos prematuros, crescimento do desmame precoce, enfraquecimento do vínculo materno com o bebê e depressão pós-parto, entre outros.

Motivado por esses dados, Eduardo Chauvet produziu o primeiro longa sem nenhum recurso público ou privado. De forma independente, bateu o recorde brasileiro de crowdfunding ao arrecadar mais de R$ 140 mil, dinheiro utilizado para garantir a exibição no circuito comercial. O esforço valeu a pena. “O Renascimento do Parto 1” terminou 2013 com a segunda maior bilheteria de documentário nos cinemas do país.

Serviço

Exibição do documentário ‘Renascimento do Parto 2’ e debate com o diretor Eduardo Chauvet

Onde: Cinema Beiramar Shopping (R. Bocaiúva, 2468 – Centro, Florianópolis)
Quanto: R$24 (inteira). Sócios do Clube NSC e acompanhante têm 50% de desconto no valor do ingresso.

Leia Mais:

Conheça as histórias de três mães que empreenderam para ter melhor tempo com seus filhos

10 dicas de lugares para comemorar o Dia das Mães e economizar até 50% com o Clube NSC

Endometriose: conheça três mulheres que venceram a doença e se tornaram mães