Renata Diem: saiba mais sobre a canela, especiaria utilizada no preparo de doces e salgados

canela
canela

Cinnamomum verum, a canela verdadeira, é bem diferente da que costumamos consumir. Seus ramos possuem várias finas camadas de cascas.

A canela é uma especiaria extraída da casca do tronco das árvores pertencentes ao gênero Cinnamomum. Dentre as variadas espécies, a considerada “verdadeira” é a Cinnamomum verum, originária do Sri Lanka (antigo Ceilão). De acordo com a Enciclopédia Britânica,
esta é a canela de melhor qualidade. Sua casca é fina e de coloração marrom-amarelado, além de muito aromática e de sabor particularmente doce e agradável. É uma espécie mais difícil de ser encontrada comercialmente e também por isso, mais cara.

Divulgação

A canela que mais utilizamos no dia a dia chama-se Cassia (Cinnamomum cassia), que apresenta um sabor mais duro e não tão harmonioso e sutil quanto a canela do Sri Lanka. Tive a oportunidade de provar os dois tipos para fazer a comparação e fiquei maravilhada com a sutileza e doçura da Cinnamomum verum em comparação com a rigidez e amargor da Cassia.

A canela em pratos salgados

Divulgação

Estamos acostumados a usar a canela no preparo de doces, mas ela também pode nos surpreender em pratos salgados. A primeira vez que eu soube dessa possibilidade foi através do filme grego Tempero da Vida. Nele, um senhor turco, dono de uma loja de temperos e especiarias, as utiliza como metáforas para falar sobre a vida com o neto; em especial citando a canela para temperar almôndegas: “A canela faz as pessoas olharem bem dentro dos olhos”. Existem várias receitas diferentes dessas almôndegas do tipo marroquino e aqui compartilho uma que nos transporta para Marrocos através dos sabores.

 

 

Fotos: Sandra Palmer/Divulgação

Almôndegas com canela
Ingredientes
500 g de carne moída
1 miolo de pão amanhecido (umedecido em leite)
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados e amassados
1 colher de sobremesa de canela
1 pitada de noz moscada
Salsinha picada a gosto
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo
Misture todos os ingredientes, molde as bolinhas e deixe-as descansar por meia hora na geladeira. Em seguida, frite em óleo quente até ficarem douradas e sirva com molho de tomate caseiro.

 

Leia também:
Renata Diem: 10 romances para degustar

Renata Diem: selos postais divulgam a gastronomia local