Renata Diem: Steak tartare e picolé com pedaços de frutas para refrescar no verão

steak tartare - renata diem

Steak tartare – Foto Renata Diem

Um dos mais tradicionais pratos franceses, o steak tartare é feito à base de carne magra crua (filé mignon, de preferência) finamente picada com uma faca afiada e misturada a temperos e especiarias variados – alcaparras, pepino em conserva e cebola picados, cebolinha e salsinha, mostarda, molho inglês, pimenta do reino, maionese ou cream cheese (como na versão da foto para dar cremosidade), azeite de oliva e sal para finalizar.

As quantidades variam de acordo com o paladar e receita de cada um. A montagem é feita em um aro para moldar o formato arredondado e algumas versões são finalizadas com uma gema de ovo cru por cima. Pode ser servido com lâminas de batatas crocantes para equilibrar as texturas na boca. É uma ótima opção de entrada ou prato principal frio para o verão.

Saudáveis e Coloridos

Uma ideia diferente e criativa para os dias mais quentes é o picolé com pedaços de frutas. Elas devem ser cortadas em pedaços e dispostas em forminhas próprias para picolés, sempre deixando um pouco de espaço para cobrir com o líquido. Algumas sugestões leves e pouco calóricas são a água de coco e os sucos de limão ou abacaxi.

Picolé com pedaço de frutas – Foto Renata Diem, divulgação

Para ouvir cozinhando (ou comendo):

Dez músicas com temática gastronômica

Chico Buarque – Feijoada Completa

Zeca Pagodinho – Caviar

Rita Lee – Macarrão com linguiça e pimentão

Frank Sinatra – The Coffee Song

Adoniran Barbosa – Torresmo à milanesa

Nat King Cole – Frim Fram Sauce

Djavan – Farinha

Dorival Caymmi – Vatapá

Clara Nunes – Peixe com Coco

Jimmy Buffet – Cheeseburger in Paradise

Leia mais:
Três livros para conhecer a gastronomia de SC
Três receitas deliciosas de molhos para saladas e uma dica para deixar o bacon sequinho
Veja uma receita de ovos de hotel e de um creme de leite light

 

 

Renata Diem
Fotógrafa e blogueira de gastronomia, a catarinense vai abordar as principais tendências da área e falar de gastronomia sobre o viéis comportamental (cinema, literatura, música, TV, tudo o que aborda a gastronomia)