Renata Diem: Três livros para conhecer a gastronomia de SC

Gourmandises Catarinenses (João Lombardo)

Um livro bem diversificado que conta a história gastronômica de Santa Catarina baseada nas culturas de diversas etnias colonizadoras. Mostra também a culinária contemporânea e seus ingredientes premium: ostras, vôngole, siri mole, bottarga, cortes nobres de pato, entre outros. Acompanha 60 receitas elaboradas por chefs catarinenses além de dois encartes, um deles apresentando 60 vinhos de altitude e outro com 70 restaurantes que utilizam ingredientes tipicamente catarinenses. Os estilos de cervejas catarinenses também são destaque no livro.

Culinária Alemã do Vale do Itajaí (Artur Ellinger e Hellamari Hohl)

O livro apresenta 100 receitas germânicas de família, todas com ilustrações e que priorizam a facilidade no modo de execução. Entre algumas delas, estão o Apfelstrudel (folhado de maçã), cuca de morango, goulash com spätzle e frango na cerveja. As fotografias dos pratos foram elaboradas com louça, talheres e acessórios antigos, herança de família.

Cerveja Artesanal Catarinense  (Imara Stallbaum e Paulo Luís Cordeiro)

Os rótulos de cervejas artesanais catarinenses têm chamado cada vez mais atenção no mercado. Esse livro faz um primeiro apanhado de 25 cervejarias de Santa Catarina, onde algumas delas começaram de forma caseira. Também fala sobre o Museu da Cerveja de Blumenau, a Oktoberfest, polos cervejeiros, Escola Superior de Malte e o estilo Catharina Sour.

Leia mais: 
Dia Internacional do Macarrão – confira uma receita de massa e saiba como combinar molhos
Três receitas deliciosas de molhos para saladas e uma dica para deixar o bacon sequinho
Ama gastronomia? Cinco perfis imperdíveis para seguir no Instagram

Renata Diem
Fotógrafa e blogueira de gastronomia, a catarinense vai abordar as principais tendências da área e falar de gastronomia sobre o viéis comportamental (cinema, literatura, música, TV, tudo o que aborda a gastronomia)