Humildade, gratidão e vida saudável: Renata Kuerten fala sobre as heranças de Braço do Norte

Prestes a estrear novo programa de TV, catarinense relembra os aprendizados da infância e revela os planos de família e carreira

renata kuerten
Foto Ronald Luv/Divulgação

Bem sucedida na TV e nas passarelas, a top catarinense Renata Kuerten há anos se mantém entre as modelos brasileiras mais requisitadas. Mas quem a vê toda glamourosa e segura de si – além de mega sarada – muitas vezes desconhece sua origem. Natural de Braço do Norte, interior de Santa Catarina, Renata teve uma infância na roça.

A família era dona de uma plantação de hortaliças e uma granja de aves. Desde muito pequena ela já vivia correndo com os pés no chão e se acostumou a trabalhar e comer alimentos saudáveis, o que explica seu perfil obstinado e o estilo de vida natural. A carreira de modelo foi conquistada com muita batalha, aos 16 anos.  Hoje, aos 30, ela olha para trás e vê que tudo valeu à pena. Em maio Renata estreia mais um programa de TV, no canal E! Entertainment, o Show de Noivas. Foi sobre o momento na carreira e os planos para o futuro que ela falou nesta entrevista especial à Versar.

renata kuerten
Foto Andre Schiliró/Divulgação

Você está se preparando para estrear um novo programa. A ideia é focar mais na carreira de apresentadora a partir de agora?
A ideia é focar na carreira de apresentadora, mas sem deixar a agenda de modelo. Eu venho da moda, todas as conquistas me foram proporcionadas por minha atuação como modelo. Mesmo na televisão, os meus programas pairam o universo fashion. O Conexão Models é um game entre modelos e o Show de Noivas vai ser um reality que busca o vestido perfeito para o dia do sim.

Você é muito crítica com relação ao seu trabalho?
Sou virginiana, extremamente organizada. Procuro executar todos os meus compromissos com seriedade, mas de forma leve também. Antes de aceitar qualquer trabalho, principalmente os projetos televisivos, eu estudo, tiro todas as dúvidas e me entrego por inteira. Por exemplo, logo que iniciei as gravações do Conexão Models procurei uma fonoaudióloga.

O reality Show de Noivas vai mostrar a saga das noivas em busca do vestido perfeito. Você sonha em se vestir de noiva um dia?
A vontade existe. Conviver com os sonhos das meninas e as criações dos designers têm sido uma experiência inspiradora. Confesso que já me peguei pensando em usar um vestido de noiva. Quem sabe um dia eu não conte a minha saga em busca do vestido de noiva perfeito.

Pretende ter filhos? Quando?
Ainda não penso em filhos, mas acho que serei uma ótima mãe. Amo crianças, meus afilhados. Os pequeninos têm muito a nos ensinar sobre afeto, lealdade e pureza. Sempre que vejo uma criança eu lembro da menina Renata cheia de sonhos lá de Braço do Norte.

De que forma a origem humilde, onde ajudava os pais na lavoura, influenciou em uma rotina de alimentação saudável?
Em diversos aspectos. Na roça tive o primeiro contato com alimentos frescos, orgânicos que eu sabia todo o processo desde a plantação até a colheita. Meu paladar se habituou ao gosto das comidas naturais. Morando em São Paulo, tenho a sorte de conseguir encontrar produtos frescos e manter essa rotina alimentar saudável.

renata Kuerten
Foto Ronald Luv/Divulgação

O seu corpão sarado sempre foi um diferencial. Como faz para manter a forma com a rotina corrida?
Eu malho todos os dias, faz parte da minha programação. Exercitar o corpo é algo que me faz bem, me deixa bem-humorada, disposta e cheia de energia para cumprir com as demandas de compromissos. Aprendi a priorizar a saúde e aliar isso aos meus trabalhos.

Que outros aprendizados da infância foram importantes pra formar quem você é hoje?
A humildade. Tenho orgulho da minha origem e sei que ela é base para conquistar tudo na minha vida. É por saber de onde venho que crio forças para avançar cada vez mais, que tenho garra para batalhar por mais espaço no meu trabalho. Eu agradeço todos os dias pela história que venho traçando na minha vida e pelas pessoas que estão ao meu redor. Além da humildade, outro aprendizado foi o de ser grata.

Gosta de cozinhar? Qual a sua especialidade?
Aprendi a cozinhar com a minha mãe. Gosto de preparar pães e não uso aquelas máquinas, misturo tudo na mão mesmo.

Quem cozinha em casa? Você ou o Beto?
Os dois. A gente gosta de “mimar” um ao outro. O Beto adora me acordar com um café da manhã preparado por ele e eu me divirto planejando um jantar romântico para nós dois. Mas confesso que o Beto prepara uns pratos mais elaborados, por exemplo a tortilla com atum e molho de avocado, tomate e três tipos de pimentas que ele aprendeu no México.

Com que frequência vem a Santa Catarina e o que mais gosta aqui?
Vou sempre a Santa Catarina. Passo todos os finais de ano em Braço do Norte, onde minha família mora. Além disso, amo as praias do sul. Pratico wakeboard, adoro os esportes aquáticos e sempre que posso estar perto do mar aproveito para “pegar uma onda”, mas já aviso que não sou surfista, hein rsrs.

O que gosta de fazer nos momentos de folga?
Ir ao cinema é um dos meus programas favoritos. Vou pelo menos uma vez por semana. Na época do Oscar assisto a todos os indicados.

O que a Renata de hoje diria para a menina descoberta aos 14 anos em Braço do Norte?
Acredite, siga firme e nunca esqueça a sua origem. Vai dar tudo certo!

renata kuerten
Foto Ronald Luv/Divulgação

Leia também:

Irmãs lançam marca social para mostrar a força da mulher negra em Florianópolis

Outlet inaugura em SC com roda gigante de 22 metros e piscina de ondas

Queijo catarinense com sabor italiano: novidade será produzida no Oeste