
Quais são os papéis de mulheres e meninas na ficção e nos filmes de super-heróis? O que a representação feminina no cinema e na TV significa para adolescentes e como impacta em meninos e meninas?
Foram respostas para essas perguntas que uma pesquisa feita pela BBC e Women’s Media Center buscou descobrir. O estudo chamado SuperPowering Girls: Representação Feminina no Gênero Sci-Fi / Super-Herói mostrou que tanto a maioria das meninas (85%) quanto a maioria dos meninos (69%) gostariam de ver mais super-heroínas nas telonas.
Leia também: 5 livros para quem quer se inteirar sobre racismo e feminismo
Outro dado importante é que 58% das garotas disseram que ver essas mulheres poderosas nas telas as faziam crer que “poderiam fazer qualquer coisa que quisessem”.
— Neste momento de enorme mudança social, é importante que a televisão e o cinema fornecem uma abundância de papéis e modelos para diversas meninas e mulheres jovens. Nós sabemos que a representação é importante, conforme evidenciado por este relatório —, afirmou Julie Burton, presidente do Women’s Media Center, sobre o resultado.
Outro dado que chamou atenção é que boa parte dos jovens entre 15 e 19 anos reconhecem que as mulheres têm menos oportunidades que os homens: 34% das meninas e 28% dos meninos concordaram com essa afirmação.
Leia também: Dicionário norte-americano elege “feminismo” como a palavra do ano
— Esperamos que este relatório contribua para desencadear mudanças na as histórias que vemos na tela. Com maior representação de mulheres no gênero sci-fi e super-herói, podemos ajudar a próxima geração de mulheres —, considerou a presidente do Women’s Media Center, Julie Burton.