Cultura “Lixo Zero” já: Restaurante catarinense foi destaque no “Mais Você”

O Restaurante Origem, de Florianópolis, é o único no Brasil recebeu o certificado de Lixo Zero

Foto: Cristiano Estrela

Anunciando a nova lei aprovada pelo Parlamento Europeu, que proíbe embalagens plásticas a partir de 2022, Ana Maria Braga apresentou, no programa Mais Você desta quinta-feira (28), um exemplo catarinense que caminha no mesmo sentido. O Restaurante Origem, em Florianópolis, é o único no Brasil que eliminou o plástico, recebeu o certificado de Lixo Zero e reaproveita mais de 90% do lixo do restaurante.

Foto: Reprodução / TV Globo

A reportagem, de Mayara Vieira, da NSC TV, descreveu a rotina de trabalho no local e conversou com os proprietários e clientes do restaurante que se tornou referência nacional quando o assunto é sustentabilidade. A história, que também foi contada pela Versar, traz a reflexão sobre as atitudes que temos no dia a dia e o custo dessas ações.

— Se a gente for pensar que todo mundo se beneficia de um mundo melhor, todo mundo vive no mesmo planeta, não é caro [inserir atitudes sustentáveis no negócio]. Caro é a gente gastar todos os recursos que a terra dá para a gente poder sobreviver em oito meses de um ano — registrou Joana Wosgrau, sócia do restaurante.

— Caro mesmo vão pagar nossos filhos, nossos netos, né? Por que vai poluir esse nosso planetinha, tão querido. Que essa cultura de lixo zero se espalhe cada vez mais — completa a apresentadora do Mais Você.

Foto: Reprodução / TV Globo

Além de mostrar a iniciativa do restaurante, Ana Maria Braga destacou a esponja de louças, criada pela artesã e designer Nara Guichon.

— Isso é uma rede, de pegar peixe. Isso aqui polui, muito! Então faz-se esponja de lavar loucas. Aquela outra esponja que você compra em supermercado dura duas semanas e você tem que jogar fora, e demora um monte de tempo para desaparecer na natureza. E essa aqui é reutilizada — descreveu com a peça em mãos.

Leia também:

Restaurante de Santa Catarina é o primeiro do Brasil a receber o certificado Lixo Zero

Artesã de Florianópolis é reconhecida internacionalmente com projeto de reciclagem de rede de pesca