Quatro restaurantes para comer peixe fresco em Florianópolis

Confira alguns dos melhores lugares para comer pescados da estação na Capital. Todos são típicos de famílias de pescadores e servem ótima comida caseira

Com o encerramento da pesca artesanal da tainha, que já atingiu sua cota, aos poucos os restaurantes darão lugar à anchova fresca. Precisamos criar o hábito de consumir os peixes de época que, assim como as frutas, verduras e legumes, também possuem sua safra. Além de consumirmos o peixe fresco, mais saboroso e nutritivo, respeitaremos o período de defeso de cada espécie, quando estão em fase de reprodução. Poderíamos trocar o “peixe de sempre”, aquele que gostamos de comer o ano inteiro, pela ideia de nos aventurarmos por novos sabores, assim também evitamos os congelados e apreciamos o bom (e mais barato) peixe fresco.

Anchova ou Enchova?

Falando em anchova (Pomatomus saltatrix), lembro que minha vó costumava chamar o peixe de enchova, o que me deixava confusa sobre qual seria o nome certo. Na verdade, os dois estão corretos e enchova trata-se de regionalismo.

Selecionei alguns dos meus lugares preferidos para comer peixe fresco. Todos são típicos de famílias de pescadores e servem ótima comida caseira.

Bar do Vadinho

Fotos: Renata Diem

No Bar do Seu Vadinho, como ele mesmo costuma dizer, é o mar que escolhe o peixe. Localizado no Pântano do Sul, é o meu lugar preferido em Florianópolis para comer peixe fresco. O prato da casa é servido por um preço fixo por pessoa e inclui arroz, feijão, peixe à dorê (espadinha), peixe em posta (de acordo com a safra), pirão, salada, batata frita caseira e estopa (peixe desfiado e refogado). O tempero é delicioso e podemos comer à vontade.

Restaurante do Gugu

Simples e sem vista, mas com comida honesta e fresquinha em Sambaqui. Não deixem de provar o pastel de camarão e o bolinho de siri, os daqui são imbatíveis. Há vários pratos típicos de frutos do mar e eles sempre nos oferecem o peixe da época. Os pratos são bem servidos e com ótimo custo-benefício.

Pedacinho do Céu

Dona Zenaide é a simpática proprietária do restaurante no Pântano do Sul, que sofreu um incêndio no início do ano passado e foi totalmente reconstruído com doações da população. Com um sorriso no rosto e usando seu costumeiro quepe de marinheiro, ela mostra a força e o trabalho dia a dia com um cardápio cheio de delícias: peixes em posta, ostras, mariscos, pasteis (provem o de peixe desfiado) e também alguns pratos típicos como o peixe no feijão e peixe com ova.

Toca do Paru

Situado em uma das paisagens mais lindas de Florianópolis, a praia das Palmeiras, em Itaguaçu, o Toca do Paru também é conduzido por uma família de pescadores. O rancho de canoa que se transformou em restaurante serve uma ótima tainha escalada que é deixada um dia inteiro secando ao sol e depois assada com molho de alcaparras.