Risoto de lagostas e camarões: veja como fazer essa e outras delícias

Foto Beto Barreiros

O colorido deste prato e o seu sabor, despertam o paladar de todos. É de fácil preparo, basta ter cuidado com o ponto de cozimento dos ingredientes.

Receita para seis pessoas
  • 6 caudas de lagosta cortadas no meio
  • 12 camarões grandes
  • 250 g de arroz arbóreo
  • 1 e 1/2 cebolas
  • 4 dentes de alho
  • 1 e 1/2  tomates cortados
  • Azeite de oliva, sal e pimenta do reino
  • 150 ml de vinho branco seco
  • 1 litro de água
Para fazer o caldo

Utilizando uma panela wok, refogue um pouco de alho e em seguida coloque 1 litro de água e sal . Assim que ferver, com uma peneira, mergulhe aos poucos por 2 minutos as lagostas, após os camarões por 2 minutos e reserve. Retire o caldo da panela e reserve.

Preparando o risoto

Na mesma panela wok, refogue o alho, a cebola e o tomate. Em seguida coloque o arroz e o vinho branco. Assim que evaporar o vinho, comece a colocar o caldo reservado e mexa sempre até o arroz ficar quase no ponto. Chegou o momento de colocar intercalados as lagostas e os camarões. Deixe mais 3 minutos, desligue deixe descansar 10 minutos e sirva.

 Aperitivo ou entrada

Foto Beto Barreiros

Tendo bons ingredientes e um pouco de criatividade, qualquer um pode fazer uma entrada ou aperitivo antes do almoço ou do jantar. Neste prato, utilizei presunto cru pata negra, queijo brie com ervas, mini abóboras cortadas no meio, dentes de alho espanhol sem resíduo de sabor, mini alcachofras e mini milhos. Tempere previamente em outra travessa as abobrinhas, as alcachofras e o mini milhos com azeite de oliva e um pouco de pimenta do reino.

Maloube – Torta de Frango Árabe

Foto Beto Barreiros

Maloube é uma torta de frango árabe incrível. Foi preparado pela família Said e servida no jantar. O seu preparo é feito com frango cozido em água e sal, que depois é colocado no fundo de uma panela alta, onde em seguida é adicionada uma camada de couve-flor frita e outra de berinjela frita. Para completar o prato, é colocado o arroz branco, uma massinha e a água do cozimento do frango. Assim que o arroz estiver cozido em fogo baixo, é colocada uma travessa sobre a panela e com um giro rápido, o arroz fica no fundo e os ingredientes por cima _ como na foto. Delicia!

Família Said

Foto Beto Barreiros

Para comemorar o seu aniversário, o médico Said El Hamoui, junto com a esposa Maria do Carmo Goulart Hamoui e o filho Hichem Said Goulart Hamoui, prepararam eles mesmos um jantar árabe com ingredientes trazidos do Líbano. O quibe (cru, recheado e assado), as pastas, a salada e o maloube foram regados com azeite produzido na propriedade da família no Vale do Becaa _ local das terras mais férteis do Líbano, onde a sua mãe vive. Parabéns!

Vinho AMI

Foto Beto Barreiros

O empresário Eduardo Gomes e o médico Ernani Garcia, além da amizade, agora se uniram nos . Para celebrar, criaram o vinho Ami, que simboliza amigos. Na fazenda Terramilia, em Rancho Queimado (SC), Eduardo cultivou 40% da uva sauvignon blanc e na sua vinícola Abreu Garcia, em Campo Belo do Sul (SC), Ernani cultivou 60% da uva sauvignon blanc, que resultaram em um vinho de grande qualidade e expressivo por preservar as características de cada região, que está chegando ao mercado. A produção é pequena para atender aos apreciadores desta nova joia. Quem quiser conhecer, basta ligar para (48) 3322-3995.

Leia mais:
Box 32 completa 35 anos num dos principais pontos turísticos de Florianópolis
Conheça o “bun”, o pãozinho chinês que virou tendência no Brasil
Chef de Florianópolis representa SC em festival gastronômico