Dispositivo para celular permite criar rotas turísticas em Florianópolis

Através da lei de incentivo à inovação, turistas receberão conteúdo informativo em smartphones sem uso de internet

Verão na Praia da Joaquina. Foto: Guto Kuerten

Florianópolis possui centenas de pontos turísticos. Cada um com sua peculiaridade e encantos que agradam turistas de todas as partes do mundo. A capital catarinense contempla uma diversidade temática que atende os apaixonados por praias, cachoeiras, lagoas, bairros históricos, museus, e muito mais. E para facilitar o passeio do turista, em meio a toda essa diversidade de opções, um projeto aprovado pela lei de inovação irá conectar esses visitantes aos pontos turísticos da capital.

Com apoio do Floripa Shopping, a Smart Tour Brasil, uma startup de base tecnológica sediada em Florianópolis, implantou rotas turísticas inteligentes através de uma plataforma, que fornece informações multi-idiomas, por proximidade do usuário. Será através de beacons – dispositivos de localização que se comunicam por Bluetooth com os smartphones – que os turistas terão acesso a informações, que geram dados em tempo real, como: o número de visitantes em determinado local, dias da semana de maior fluxo e a quantidade de compartilhamento nas redes sociais.

O turista que visita o destino desejado precisa de informações, do auxílio de um guia e, até mesmo, de pesquisa rápida na internet. O projeto Rotas Turísticas Inteligentes e o App tagCity disponibilizarão conteúdo e informações dos pontos turísticos próximos até 70 metros do ponto de partida do visitante.

Em Florianópolis, 100 beacons estão distribuídos entre os atrativos turísticos, culturais e acessos à ilha. Fisicamente, esses locais estão sinalizados com placas que identificam “Local Inteligente”.

Leia também:

Santa Catarina é o segundo estado mais hospitaleiro do Brasil