Óculos personalizados, lentes claras e formato gatinho maxi: veja as tendências

Sabrina Alvarenga e Christian Piscopo falam sobre as tendências vistas na maior feira mundial do setor realizada em Milão

otica sá
Sabrina Alvarenga e Christian Piscopo conferiram as novidades do setor em Milão Foto: Felipe Carneiro/Diário Catarinense

De olho no que há de mais moderno no segmento de óculos de sol e de grau, Sabrina Alvarenga e Christian Piscopo, proprietários da Sá Ótica Atelier, em Florianópolis, acabam de voltar da Itália onde foram conferir de perto as novidades da MIDO 2019, maior feira mundial do setor ótico. O evento, que reúne marcas consagradas e novos talentos, mostrou que a tecnologia e a personalização continuam em alta, além de tendências como as lentes cosméticas, mais claras, e os óculos no formato gatinho, agora em tamanho grande.

Além de conhecimento e recursos para o trabalho de consultoria de imagem especializada em óculos, o casal trouxe na bagagem novas marcas de jovens designers que vêm se destacando no mercado e serão vendidas com exclusividade no atelier, como contam na entrevista abaixo:

ótica sá
Foto: Felipe Carneiro/Diário Catarinense

O que é exatamente a MIDO?
Christian: A MIDO é o evento maior do mundo no ramo ótico, junta marcas de óculos, designers, tecnologia, acontece sempre em Milão, que é a minha cidade, então gosto muito de ir também por isso, tenho um carinho especial, e esse ano era a edição de número 49,  é um evento muito importante para quem trabalha nesse segmento. Todas as novidades e tendências são lançadas nessa feira.

Qual a principal tendência vista na feira?
Sabrina: A gente conseguiu perceber que não existe mais uma tendência específica, do tipo óculos pequeno, grande ou algum formato, não existem limites, é muito mais a personalização dos óculos na pessoa, o que fica bem e o que a pessoa gosta. Mas algumas coisas que estavam em alta continuam como as lentes claras, chamadas de cosméticas, e o cat eye, o famoso gatinho que era pequeno e agora vem também bem grande.

O trabalho dos novos designers chamou atenção?
Christian: Muito! Tem um pavilhão só para os novos designers, o futuro da ótica, que conseguem trabalhar com formas novas, combinações de cores inéditas, a gente gostou muito de conhecer, entrevistou eles, se apaixonou por vários modelos e está trazendo para o Brasil algumas dessas novas marcas que vão ser exclusivas nossas, como Caroline Abram, Talla e Slave to Ancestors.

ótica sá
Foto: Felipe Carneiro/Diário Catarinense

O que viram de curioso e mais tecnológico?
Sabrina: De curiosidade achamos muito bacana os óculos de vinil, a frente dele pode ser feita com aquele disco de vinil que a pessoa mais gosta. Tem também alguns já prontos, como a coleção do ACDC, achamos bem interessante. E uma tecnologia muito forte que está vindo é uma máquina que faz impressão 3D. O computador analisa o rosto da pessoa e vê qual óculos se encaixa melhor, aí depois é feita a impressão do óculos perfeito para aquele cliente em 3D. Um óculos feito totalmente sob medida.

O que mais trouxeram de novidade?
Sabrina: Trouxemos também algo que já foi sucesso no ano passado, as sun covers, que são capinhas para guardar os óculos na bolsa, agora trouxemos masculinas também, elas são super práticas, protegem os óculos, não ocupam espaço e viraram um acessório praticamente.

Assista ao vídeo com a entrevista:

Leia também:

Luiza Trajano: de executiva poderosa a ativista em defesa das mulheres

Churrascada festiva reúne chefs de renome em Florianópolis para ação beneficente

Estilista da primeira dama Michelle Bolsonaro abrirá ateliê em Florianópolis