Sabores da Ilha: Chefs apresentam pratos com a cara de Florianópolis

Luciane Daux, Narbal Correa e Jaime Barcelos apresentaram criações

Fotos: Beto Barreiros

Cozinheiros que fazem parte da história gastronômica de Florianópolis mostraram um pouco do trabalho que realizam em evento no BeiraMar Shopping. Apresentei para o público a inspiração que cada um deles teve para fazer o seu prato e depois houve distribuição para os presentes, com direito a degustação e avaliação.

Luciane Daux
Luciane Daux (Fotos: Beto Barreiros)

Cozinheira e professora de gastronomia, Luciane Daux preparou uma “insalata mares i montes”, que é a união dos frutos da terra e do mar, em pequenas porções para degustação, com lascas de presunto serrano, camarões da Lagoa de Ibiraquera, minifolhas verdes, raspas de limão, uva, semente de papoula e vinagrete da Ilha de Malta. Ficou perfeita para iniciar a apresentação.

Narbal Correa
Narbal Correa

Cozinheiro, pescador profissional e escritor, Narbal Correa é um dos cozinheiros que melhor interpreta a cozinha local. Para preparar o seu prato, foi pescar pela manhã e trouxe o frescor do mar para o público local. Sua criação para o evento foi “Oceano dentro do BeiraMar Shopping”, preparado com minilula, polvo, lagosta, minivieiras e ouriço negro com molho de alho com gelatina de algas e lagosta. Foi uma explosão de sabores. Após anos de pesquisa, em breve, Narbal irá lançar um novo livro contando a história da gastronomia da Ilha, que voltará no tempo 6 mil anos.

Jaime Barcelos
Jaime Barcelos

Autêntico representante do Ribeirão da Ilha, bairro do qual seu restaurante Ostradamus é o símbolo, o cozinheiro Jaime Barcelos, preparou “Caldo de camarão com batata baroa e folha de taiá”. Serviu o caldo em canecas de barro, com um camarão grande pescado no Ribeirão, cozido no vapor e amarrado em um aspargo. Na preparação do caldo, utilizou as cascas e a cabeça dos camarões, que deram um toque especial.

Participaram ainda do evento Nicholas Balsini, especialista em cozinha japonesa, do Nipô Sushi, que preparou “Niguiri de camarão branco pescado em Santo Antônio de Lisboa, com maionese picante, ovas vermelhas de massago, flor de sal e cebolinha”, e o cozinheiro Alysson Müller, que serviu “Pão de batatas recheado com barriga de porco”. O público aprovou e aplaudiu.

Memória do Box

Casal de visionários

Fernando e Iolanda Marcondes de Mattos
Fernando e Iolanda Marcondes de Mattos

É gratificante receber a visita de amigos e queridos clientes que nos prestigiam desde 1984, como os visionários Fernando Marcondes de Mattos e sua esposa Iolanda, que em 13 de dezembro de 1991 inauguraram o Resort Costão do Santinho, anualmente eleito o melhor do Brasil. Eles colocaram Florianópolis no mapa do mundo do turismo. Em 2017, receberam, hospedaram, ofereceram conforto, beleza e excelente gastronomia para mais de 300 mil clientes de todo o planeta. Eles são a minha referência no setor. No dia 13 dezembro próximo, Fernando Marcondes comemorará 80 anos de muito trabalho e êxito. Parabéns!

Leia mais colunas de Beto Barreiros