Sadi Consati é o convidado da primeira edição do Confraria da Moda 2018

sadi consati
Foto: José Somensi/Divulgação

Presença confirmada em mais uma edição do Confraria da Moda, a primeira de 2018, Sadi Consati, que atua há 22 anos como maquiador e consultor de O Boticário, irá trazer para o evento que ocorre no próximo dia 30, no Continente Shopping, seus conhecimentos na área de maquiagem. O bate-papo será mediado pela comunicadora Camille Reis.

Atuando como porta-voz e consultor no desenvolvimento de produtos da marca, Sadi está ativamente envolvido em todo o processo de construção de novas maquiagens e atento às tendências mundiais. E foi sobre seu envolvimento com a maquiagem que ele nos contou um pouco mais. Confira:

Como surgem as tendências na área de maquiagem?
A maquiagem e a moda andam juntas. Existe um bureau de tendências no mundo e o maior deles é WGSN, que é autoridade em análise de comportamento e previsões de tendências para a indústria criativa. São pessoas que viajam o mundo inteiro pesquisando os movimentos econômicos, culturais, sociais e arquitetônicos, enfim um pouco de tudo que existe para reunir informações e definir as tendências. E isso é válido tanto para moda como para maquiagem. O que acontece é que as marcas escolhem esses movimentos e seguem um caminho de identificação. Normalmente esse posicionamento é tomado pelas grandes marcas internacionais e seguidas pelas demais – apesar de que hoje utilizamos muito as influências locais, algo que antigamente não era tão levado em conta.

Quais as tendências na maquiagem para a primavera-verão?
Antigamente seguíamos as tendências mais limitantes, hoje temos muito mais opções. O que posso destacar é o movimento mais forte e que foi apresentado nas passarelas pelas marcas internacionais de moda e que vamos ver aqui também. A principal delas é a pele mais naturalista, que já está rolando e que vai ser reforçada nas próximas estações. A pele continua sendo mais leve e natural. Ela deixa de ser mate e fica mais iluminada com um aspecto mais glow, de pele hidratada e saudável. A Wellness Beauty, é uma tendência em que a pele deve ser mais cuidada para utilizar uma menor cobertura de maquiagem, isso virá bem forte.

A naturalidade na maquiagem é mais que um conceito apresentado nas passarelas, segue uma intenção de libertação das mulheres. Como você vê esse movimento?
Isso está super em alta, é uma desobrigação de ter que retocar a maquiagem toda hora. Essa libertação está paralela à tendência do no makeup, que é usar maquiagem sem parecer que está usando. Isso não quer dizer que você não vai usar uma base, por exemplo, significa que vai usar uma que tenha um acabamento mais natural. Corrigindo as imperfeições, mas sem deixar a sensação de mascara ou de um rosto cheio de produtos.

O quanto a tecnologia tem auxiliado no desenvolvimento de produtos?
A tecnologia auxilia muito nisso tudo que estou falando. Se formos parar para pensar, não existe muito mais a inventar na maquiagem, o nosso desafio é usar a tecnologia para aprimorar aquilo que já existe. É criar novas versões, mais modernas e mais atualizadas daquilo que já temos. A tecnologia é hoje a grande chave das grandes marcas para continuar produzindo maquiagem.

Como é seu trabalho de consultoria no desenvolvimento de produto? Em que parte do processo você participa?
Eu tenho 22 anos de O Boticário, a minha relação na empresa é com a área de marketing de produtos. Eu faço parte da equipe que participa de todos os processos, desde a pesquisa, o desenvolvimento, as definições de cores, os testes e também sou o porta-voz para levar essas novidades para o público. Vou até a ponta final, no consumidor, para apresentar exatamente como pensamos no produto e de que forma ele pode ser mais bem utilizado.