5 dicas rápidas para aproveitar melhor suas viagens

Foto: Léo Munhoz

Veja 5 dicas rápidas para aproveitar melhor suas viagens

Não importa se você viaja esporadicamente, uma vez por ano ou vive viajando. O fato é que se você se planejar e entender melhor como tudo funciona no destino escolhido, a viagem será muito mais marcante. O que estou dizendo é que se você apenas comprar as passagens, fazer as malas e partir, muitos programas incríveis vão passar despercebidos. Agora, se estudar bem o destino, fazer um roteiro, pesquisar sobre lugares não tão turísticos, tenha certeza que o passeio será muito melhor aproveitada. Eu faço assim:

Pesquisa

Mesmo que tenha o costume de contratar uma agência ou um guia durante a viagem, é importante que você já saiba o que vai encontrar por lá. Não apenas superficialmente! O envolvimento com a viagem é muito maior quando se conhece a história, curiosidades, cultura. Então leia livros, artigos, pesquise muito na internet e aumente seu conhecimento antes da viagem. Quando chegar lá e ver tudo pessoalmente, vai sentir um déjà vu,  e tudo ficará melhor registrado na memória.

Instagram

Eu começo a seguir contas de pessoas, cidades, restaurantes, lojas, guias. Pesquiso redes que possam acrescentar com dicas extras e assim já vou imergindo na viagem antes mesmo de chegar lá.

Mapa

Foto: Divulgação
Chegou a hora do planejamento. Já sabendo o que existe no meu destino, escolho o que quero fazer e parto para a organização. Utilizo muito o Google Maps para separar por regiões os meus dias. Vejo quais atrações estão próximas e
junto todas. Assim não perco tempo com deslocamento e
aproveito melhor cada passeio.

Roteiro

O meu roteiro é sempre dividido em períodos: manhã, tarde e noite. Faça isso! A sua noção de tempo ficará muito mais evidente e a organização será mil vezes mais fácil.

Atrações

Já sabendo o que fará em cada dia, comece a comprar os ingressos para shows e atrações turísticas, contratar passeios, reservar restaurantes… Este momento é muito importante, porque algumas atrações podem ter horários de funcionamento diferentes, shows podem ter dias específicos para acontecer, ou seja, desta forma você economiza tempo e dinheiro. Lembrando que, se deixar para comprar na hora, muitas vezes o ingresso é mais caro, pode enfrentar filas gigantescas ou nem mesmo conseguir entrar, porque a atração poderá estar lotada naquele dia.

Veja ainda: Dicas para organizar sua viagem