Saiba como fazer saia de tule para este Carnaval

Ainda dá tempo de fazer o modelo em casa, você só precisa do tecido e um elástico

Foto: Beatriz Cerino

São apenas dois materiais necessários para fazer a saia mais queridinha do Carnaval desse ano. Com tiras de tule e um elástico de metro, o modelo é rápido e simples de ser feito em casa.

Teka Reis, proprietária de um ateliê e loja de fantasias de Florianópolis, explica que o importante é ser criativo nos acabamentos e finalização da saia, até mesmo aplicar um cós de paetês, por exemplo.

Primeiro, Teka juntou uma ponta do elástico na outra, formando a circunferência da cintura, com um ponto – usando linha e agulha. Para quem não tem prática com a costura, um nozinho unindo as pontas também resolve. A dica da empresária é apoiar o elástico no encosto de uma cadeira, deixando-o esticado e acessível para colocar as tiras de tule, presas uma a uma com um nó na ponta.

Veja como fazer:

Leia também: Saiba como fazer glitter biodegradável

Abadás customizados

Além das saias de tule, os abadás customizados são febres em bloquinhos e camarotes da folia. Adereços e acessórios completam o look da festa mais colorida do Brasil.

Foto: Beatriz Cerino

— O primeiro passo é fazer uma proteção entre os tecidos, para não colar a camiseta dos dois lados — alerta Teka.

Outra dica importante é separar o material antes de começar: plumas, pedrarias, espelhos e glitter.

— É interessante usar o glitter, por exemplo, para valorizar a cor dos escritos do abadá, então você usa um tom próximo da camiseta e vai aplicando por cima. As pedrarias e plumas também precisam combinar com as cores disponíveis, mas é legal colocar alguma cor que contraste em alguns enfeites.

Foto: Beatriz Cerino

A empresária também lembra que é importante saber qual a cor da saia, shorts ou hot pants que vai ser usado, para combinar com a decoração do abadá.

— Uma coisa que muita gente esquece é que também precisa decorar as costas do abadá. Principalmente nos camarotes, que todo mundo fica olhando para o mesmo lado e as costas ficam bem aparentes. Então pelo menos colocar um glitter ou pensar numa ombreira que valorize as costas.

Acessórios como ombreiras e chokers podem ser adquiridos já prontos para agilizar essa produção. Além disso, acessórios do carnaval do ano passado podem ser reutilizados, como uma pena que foi colada na roupa do último ano e agora pode ser pregada num brinco.

Leia também:

Carnaval sustentável: confira dicas de como curtir as festas de forma consciente

Veja o passo a passo de como fazer glitter biodegradável