Saiba como proteger seus dados disponíveis no Facebook

facebook
facebook

O escândalo envolvendo o uso de dados de usuários do Facebook para influenciar eleitores trouxe à tona a discussão sobre risco a que estão submetidos os internautas.

Embora o uso de informações de 50 milhões de pessoas pela Cambridge Analytica tenha sido ilícito — a prática violou as políticas do Facebook —, as informações obtidas foram coletadas de maneira legítima. É por meio de aplicativos de testes e brincadeiras vinculados à rede social que empresas têm acesso aos dados compartilhados no seu perfil.

Recentemente, a brincadeira que mostra como seria sua aparência caso fosse do gênero oposto ficou popular na rede. Na política de privacidade do site Kueez, responsável pelo teste, há pontos sensíveis, que você provavelmente não aceitaria se fizesse uma leitura atenta aos tópicos. Ao aceitar os termos do contrato, é autorizado que a empresa faça uso comercial dos seus dados, sem que você fique sabendo. Ou seja, as informações pessoais e fotos do usuário poderão ser usados em produtos futuros – sem que ele possa contestar a publicação.
Para proteger os seus dados, há algumas ferramentas no próprio Facebook que podem te ajudar. Saiba quais:

Configurações de privacidade
Na opção privacidade, dentro de configurações, você pode fazer ajustes para impedir que qualquer um visualize as informações e publicações de sua página no Facebook.

Desativando as opções que permitem que qualquer um encontre seu perfil pelo seu e-mail, pelo número de telefone e por pesquisas públicas na web, faz com que diminuam as chances de você ser encontrado por softwares que automatizam a coleta de dados.

Você ainda pode configurar postagens, com o filtro “Amigos”, para bloquear o acesso de visitantes anônimos.

Configurações de aplicativos
Nesta tela, ao clicar em “Editar” no quadro “Aplicativo que outras pessoas usam”, você verá todos os tipos de dados do seu perfil que seus amigos podem ceder aos aplicativos que eles usarem.

Desmarque aqueles que você não quer que seus amigos possam compartilhar.

Leia mais:
Viralizou: em bilhete para escola, mãe pede que não prendam cabelo black power da filha

Sete motivos que fazem do Instagram o habitat dos solteiros