Saiba quais são as regras para frequentar as praias de naturismo em Santa Catarina

SC é o estado do Brasil com mais praias de naturismo. O assunto gera curiosidade e muitas dúvidas

Praia Pedras Altas, Palhoça
Praia Pedras Altas, Palhoça (Foto: Alvarélio Kurossu, BD, 30/01/2013)

Santa Catarina é o estado do Brasil com mais praias de naturismo, segundo reportagem do site Viagem, repercutida pelo colunista do Diário Catarinense Cacau Menezes. As praias instigam curiosidade, mas também geram dúvidas. Afinal, é obrigatório estar nu nestes locais? Há privacidade? E se me fotografarem? Para esclarecer estes pontos, selecionamos perguntas e respostas divulgadas pela Federação Brasileira de Naturismo (FBRN). Confira:

O que é naturismo?

Naturismo é ser natural. O naturismo tem como finalidade promover um modo de vida mais natural e saudável, dirigindo suas preocupações para o meio ambiente, para a saúde física e mental e para a alimentação. No congresso da INF ocorrido na França, em 1974, os naturistas presentes, após extensa deliberação sobre o assunto, definiram o naturismo assim:

“Naturismo é um modo de vida, em harmonia com a natureza, caracterizado pela prática da nudez social, com a intenção de encorajar o autorrespeito, o respeito pelo próximo e pelo meio ambiente.”

A nudez social constitui-se numa característica essencial do naturismo, pelos vários efeitos benéficos que proporciona, tanto física como psicologicamente.

O naturismo restaura o balanço entre as dimensões física e psíquica, livrando as pessoas das tensões internas causadas pelos tabus e pelas provocações da nossa sociedade contemporânea.

Não seria a nudez algo sexual?

De forma nenhuma. A maior parte das pessoas não naturistas que ocasionalmente visita uma praia ou outro qualquer lugar naturista fica surpreendida pela ausência de sexualidade. Como no geral se apresenta a nudez ligada à sexualidade, em revistas, filmes, etc., as pessoas são levadas a associarem a prática naturista a práticas sexuais ou, simplesmente, erótico-exibicionistas.

No naturismo, nosso corpo é assumido por cada um e olhado por todos com total naturalidade.

Os naturistas são voyers e exibicionistas?

Os exibicionistas despem-se ou expõem-se sobretudo para “chocar” os outros. Para verem e serem vistos, salientando em particular os órgãos genitais e regiões consideradas erógenas. Os naturistas apenas gostam de viver nus e não pretendem provocar ninguém. Pelo contrário, procuram ser discretos e respeitadores, evitando todas as posturas que possam ser confundidas com as dos exibicionistas e voyeurs.

Sou obrigado a estar sempre nu numa área naturista?

Não. No entanto, os naturistas usam estas áreas para, naturalmente, viverem nus. Contudo, sempre que as condições de ordem climatérica ou higiênica o aconselhem, o uso do vestuário é usual e bem aceito. Os naturistas não renegam a roupa, mas não a usam para “mascarar” ou “esconder” o seu corpo. Usam-na para o seu bem estar físico, quando ela se torna inevitável.

Não tenho corpo para o naturismo…

Não existem ideais de beleza definidos entre os naturistas. Todas as formas, altas ou baixas, magras ou gordas, são igualmente respeitadas e aceitas. O naturismo serve, também, para elevar a autoestima e ajudar a compreender que em todos os corpos existe uma beleza e uma sensualidade inatas.

Crianças podem frequentar?

Claro! As crianças são naturistas natas. Se veem que os pais aceitam a nudez, naturalmente ficam mais a vontade do que qualquer outro iniciante.

Como agir quando estiver conversando com os outros?

É um pouco difícil para os novatos saberem para onde olhar. Para um naturista, não há diferença em estar nu. Tente ser o mais natural possível.

Posso fotografar ou filmar na praia?

É proibido filmar ou fotografar as pessoas nuas sem autorização das mesmas.

SAIBA QUAIS SÃO AS PRAIAS DE NATURISMO EM SANTA CATARINA

Praia do Pinho, Balneário Camboriú

Galheta, Florianópolis

Pedras Altas, Palhoça

Leia também:

Santa Catarina aparece ao lado de França e Japão entre os destinos que são tendência para 2019

Oito coisas que um leigo precisa saber sobre o naturismo na Praia do Pinho