
Santa Catarina é o estado do Brasil com mais praias de naturismo, segundo reportagem do site Viagem, repercutida pelo colunista do Diário Catarinense Cacau Menezes. As praias instigam curiosidade, mas também geram dúvidas. Afinal, é obrigatório estar nu nestes locais? Há privacidade? E se me fotografarem? Para esclarecer estes pontos, selecionamos perguntas e respostas divulgadas pela Federação Brasileira de Naturismo (FBRN). Confira:
O que é naturismo?
Naturismo é ser natural. O naturismo tem como finalidade promover um modo de vida mais natural e saudável, dirigindo suas preocupações para o meio ambiente, para a saúde física e mental e para a alimentação. No congresso da INF ocorrido na França, em 1974, os naturistas presentes, após extensa deliberação sobre o assunto, definiram o naturismo assim:
“Naturismo é um modo de vida, em harmonia com a natureza, caracterizado pela prática da nudez social, com a intenção de encorajar o autorrespeito, o respeito pelo próximo e pelo meio ambiente.”
A nudez social constitui-se numa característica essencial do naturismo, pelos vários efeitos benéficos que proporciona, tanto física como psicologicamente.
O naturismo restaura o balanço entre as dimensões física e psíquica, livrando as pessoas das tensões internas causadas pelos tabus e pelas provocações da nossa sociedade contemporânea.
Não seria a nudez algo sexual?
De forma nenhuma. A maior parte das pessoas não naturistas que ocasionalmente visita uma praia ou outro qualquer lugar naturista fica surpreendida pela ausência de sexualidade. Como no geral se apresenta a nudez ligada à sexualidade, em revistas, filmes, etc., as pessoas são levadas a associarem a prática naturista a práticas sexuais ou, simplesmente, erótico-exibicionistas.
No naturismo, nosso corpo é assumido por cada um e olhado por todos com total naturalidade.
Os naturistas são voyers e exibicionistas?
Os exibicionistas despem-se ou expõem-se sobretudo para “chocar” os outros. Para verem e serem vistos, salientando em particular os órgãos genitais e regiões consideradas erógenas. Os naturistas apenas gostam de viver nus e não pretendem provocar ninguém. Pelo contrário, procuram ser discretos e respeitadores, evitando todas as posturas que possam ser confundidas com as dos exibicionistas e voyeurs.
Sou obrigado a estar sempre nu numa área naturista?
Não. No entanto, os naturistas usam estas áreas para, naturalmente, viverem nus. Contudo, sempre que as condições de ordem climatérica ou higiênica o aconselhem, o uso do vestuário é usual e bem aceito. Os naturistas não renegam a roupa, mas não a usam para “mascarar” ou “esconder” o seu corpo. Usam-na para o seu bem estar físico, quando ela se torna inevitável.
Não tenho corpo para o naturismo…
Não existem ideais de beleza definidos entre os naturistas. Todas as formas, altas ou baixas, magras ou gordas, são igualmente respeitadas e aceitas. O naturismo serve, também, para elevar a autoestima e ajudar a compreender que em todos os corpos existe uma beleza e uma sensualidade inatas.
Crianças podem frequentar?
Claro! As crianças são naturistas natas. Se veem que os pais aceitam a nudez, naturalmente ficam mais a vontade do que qualquer outro iniciante.
Como agir quando estiver conversando com os outros?
É um pouco difícil para os novatos saberem para onde olhar. Para um naturista, não há diferença em estar nu. Tente ser o mais natural possível.
Posso fotografar ou filmar na praia?
É proibido filmar ou fotografar as pessoas nuas sem autorização das mesmas.
SAIBA QUAIS SÃO AS PRAIAS DE NATURISMO EM SANTA CATARINA
Praia do Pinho, Balneário Camboriú
Galheta, Florianópolis
Leia também:
Santa Catarina aparece ao lado de França e Japão entre os destinos que são tendência para 2019
Oito coisas que um leigo precisa saber sobre o naturismo na Praia do Pinho