Saiba quais são os tratamentos estéticos em alta neste verão

Não existe milagre, é verdade, mas a combinação de alguns procedimentos tem proporcionado bom resultado

Nana Gitti (Fotos: Diorgenes Pandini)

O verão chegou e, com ele, o desespero de muita gente na hora de encarar a praia ou piscina. Não deu tempo de praticar atividade física regularmente, a alimentação continua um pouco desregrada, mas calma! A boa notícia é que a ciência e a tecnologia têm ajudado cada vez mais quem sonha com um corpo sarado. Não existe milagre, é verdade, mas a combinação de alguns procedimentos tem proporcionado bom resultado.

Dados recentes da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) mostram que a procura por procedimentos estéticos não cirúrgicos aumentou 390% no país. No verão, homens e
mulheres buscam tratamentos não invasivos.

Nana Gitti, 38 anos, coach de bem estar e saúde, é uma das adeptas destas técnicas. Desde que ficou grávida do primeiro filho, e começou a fazer drenagem linfática, passou a sentir os benefícios dos tratamentos e nunca mais parou.

– A drenagem me ajuda muito a desinchar e a radiofrequência é ótima para combater a flacidez. Também juntou a ideia de um bem estar, de um momento meu, com um upgrade em todos os cuidados que já tenho com alimentação e exercícios – completa.

Nana conta que uma vez resolveu testar e se pesou antes e depois de uma drenagem. A diferença na balança foi de meio quilo. Ela também costuma fotografar as sessões e diz que os resultados são visíveis.

Thaiz Londero

Thaiz Londero, 51 anos, empresária e produtora de moda, tem uma rotina corrida para dar conta do trabalho, família e ainda cuidar de si. Ela conta que os tratamentos estéticos são uma espécie de “mimo pessoal” e que não abre mão de cuidar do corpo.

– Além do interior, a gente precisa cuidar do externo, é o corpo que carrega nossa alma – lembra.

– O tempo também é implacável, vai puxando tudo para baixo de uma forma muito agressiva, e se a gente não mantiver uma rotina de cuidados, depois não tem como recuperar.

Thaiz conta que desde que começou com os tratamentos já perdeu alguns quilos e conseguiu bons resultados no combate à flacidez. Ela também faz drenagem com frequência para diminuir a retenção de líquido.

– É tão eficaz que tem momentos durante a drenagem que preciso parar e ir ao
banheiro – brinca.

Shirlei Albuquerque

Shirlei Albuquerque, 41 anos, influenciadora digital, é adepta dos tratamentos estéticos desde sempre. Apesar de nunca ter brigado com a balança, ela conta que a tecnologia vai virando uma aliada cada vez mais importante com o passar dos anos.

– Essa questão da elasticidade da pele, que a gente vai perdendo, precisa de tecnologia para ajudar. Eu vejo muito resultado, minhas fotos de antes e depois das sessões sempre mostram a redução das medidas – revela.

Conheça algumas técnicas

Entre as técnicas mais modernas estão aquelas que unem equipamentos para proporcionar a queima das células de gordura e a melhora da elasticidade da pele, combatendo ao mesmo tempo celulite e flacidez, além de proporcionar a redução de medidas. Equipamentos como o Ultra Cavity e o Vanquish surgem como importantes aliados na busca pelo corpo perfeito, sendo conhecidos inclusive como lipo sem cortes.

A esteticista Lidiane Amaral, colunista da Versar, diz que já na primeira sessão é possível ver diferença, mas a continuidade e frequência nos tratamentos é que vão garantir um melhor resultado a longo prazo. Ela preparou um guia completo dos procedimentos não invasivos para quem sonha com um corpão como o de Nana.

Lidiane Amaral

Radiofrequência

O tratamento promove uma contração nas fibras colágenas, estimulando a produção de colágeno e elastina e assim melhorando a flacidez da pele. Além disso, diminui o enrijecimento das estruturas fibrosas.

Vanquish

Novo no mercado, é o “queridinho” do momento para quem deseja reduzir gordura abdominal e flancos (aquela dobrinha que se forma na região lateral do abdômen) sem fazer cirurgia plástica. É um equipamento de radiofrequência que induz a destruição da célula de gordura, considerado o mais eficaz do mercado, pois seu aquecimento promove apoptose celular, ou seja, um processo que mata as células de gordura sem agredir o organismo e ainda contribui na melhora da flacidez.

Ultra Cavity

Chamado de lipo sem cortes, o equipamento é um ultrassom de alta potência que promove o rompimento das células de gordura, fazendo assim a lipose. A partir da terceira sessão já é possível ver uma melhora no quadro da celulite, por exemplo, mas o tratamento pode ter duração de até três meses.

Eletroestimulação russa

São eletrodos ligados a um equipamento que produz corrente elétrica de baixa intensidade para melhorar o tônus muscular. Essas ondas de choque aceleram o metabolismo e atuam contra a flacidez e celulite. É um tratamento não invasivo, não agressivo, rápido e indolor, que aumenta a produção de colágeno e elastina, proporcionando mais firmeza à pele.

Carboxiterapia

Técnica que promove aumento do fluxo de sangue para a região, além de estimular a produção de colágeno e fibras elásticas responsáveis pela firmeza da pele. Pode ser usada tanto para tratamento corporal quanto facial.

Ondas de choque (Shock wave)

Sucesso na Europa e Estados Unidos, inclusive entre celebridades como Madonna, o equipamento emite vibrações que penetram nas camadas mais profundas da pele e reduzem celulites de grau um a três. Por meio de ondas acústicas, o aparelho atinge o tecido de gordura ajudando a dissolver as fibroses, grandes responsáveis por puxar a pele para baixo, causando a aparência de casca de laranja. Além disso, o processo aumenta a oxigenação local e melhora a circulação sanguínea na região, promovendo a drenagem de líquidos e toxinas retidas.

Drenagem Linfática

Essa técnica estimula o sistema linfático a trabalhar de forma mais rápida, eliminando as toxinas do organismo, a retenção de líquido, e melhora o sistema imunológico, além de ser relaxante. Deve ser feita ao menos uma vez por semana. Destaque para o método Renata França, feito com manobras firmes e movimentos mais rápidos, que traz resultados visíveis já nos primeiros 10 minutos de massagem.

Microagulhamento

O procedimento é realizado com um roller composto por pequenas agulhas que promovem microperfurações na pele. Essas microperfurações são responsáveis por gerar um processo inflamatório no local capaz de estimular os fibroblastos, que são as células responsáveis pela produção de colágeno e elastina.

Criolipólise

Trata-se da destruição da gordura localizada por meio do frio. É um tratamento não invasivo e indolor, já que o frio serve como anestésico. Particularmente indicado para a região da cintura e abdômen. O resultado demora de dois a três meses para aparecer.

Lidiane lembra que todo tratamento estético leva tempo e que para que os resultados sejam eficazes e duradouros, é preciso manter um corpo bem hidratado, alimentação equilibrada e prática regular de exercícios físicos. A empresária da beleza ressalta ainda que é fundamental passar por uma consulta estética para que seja realizada a indicação da melhor conduta terapêutica e quantidade de sessões para cada paciente, sempre respeitando suas necessidades e individualidades.