Sala experimental de exposições abre nesta quarta-feira, 26, em Florianópolis

Foto: Divulgação

Com o intuito de mostrar sua produção, desde 2016 o Núcleo de Estudos em Fotografia e arte – NEFA realiza anualmente em conjunto com Helena Fretta Galeria de Arte a feira ARTEFOTO já agendada para novembro deste ano. E para ampliar o pensar sobre os processos criativos, inaugura seu laboratório de expografia na quarta-feira, dia 26 de junho, abrindo sua sala experimental de exposições, espaço que será reservado inicialmente aos integrantes do grupo como laboratório para pensar a concretização de pesquisas poéticas, materiais, dimensões, suportes e propostas expográficas.

O NEFA nasceu em 2014 como um desdobramento da DUO arte e produção, das produtoras Lu Renata e Lucila Horn, que desde 2003 atuavam na área de produção cultural com cursos, oficinas, palestras, colóquios e workshops criando diálogo com outros produtores da fotografia de Santa Catarina, do Brasil e da América Latina. O núcleo tem como finalidade agregar pessoas interessadas em estudar e desenvolver projetos e pesquisas com fotografia no campo da arte.

Entre as principais atividades do NEFA, estão as orientações individuais e os grupos de estudos voltados para a imagem fotográfica no campo da arte, oferecendo aos participantes uma oportunidade para entrar em contato com imagens da história da fotografia e da arte, textos críticos e filosóficos e processo de criação. Neste espaço/laboratório, o grupo reúne-se semanalmente. Na metodologia de trabalho teoria e prática não se separam e perfazem um caminho de aprofundamento dos processos individuais e/ou coletivos.

Nesta abertura apresenta o coletivo 7Mulheres, do qual participam as artistas Ana Sabiá, Betinha Trevisan, Dirce Körbes, Luciana Petrelli, Lucila Horn, Ro Cechinel e Soninha Vill, que estudam, refletem e produzem fotografia contemporânea. Foi participando do Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte – NEFA que as integrantes encontraram sua potência como coletivo, entendendo que a reflexão, quando em conjunto, abre frentes para novos pontos de vista e a discussão torna-se rica e dinâmica. Aprendemos assim, que o pensamento democrático é imprescindível para a criação de um corpo pensante ampliado que acredita na diversidade.

Desde meados de 2018, os encontros do grupo contemplaram temas como feminismo e machismo, meio ambiente e consumo e a cidade como espaço coletivo das relações humanas. Tais discussões aliadas as pesquisas de cada uma, trouxe à tona angústias pessoais e coletivas, que foram compartilhadas como matéria dos processos de criação. Daí iniciou-se a pesquisa “Noite: Paisagens imaginárias”, não como um tema, mas um sentimento, um conceito.

A intenção não é mostrar uma exposição pronta, e sim parte do processo e estudos que revisitam o trabalho das 7 autoras, e onde a noite pode ser entendida como um estado do ser, como natureza humana, onde o repouso se instala e se agita, escolhendo o silêncio e o estar só, como oportunidade de ampliação e percepção sobre a luz e a sombra que habita os trabalhos individuais que são o alimento para o debate coletivo, agora aberto ao público.
Na ocasião o núcleo lança sua primeira Revista “NEFA em exposição” e a coleção de 9 livros de fotografia de autor.

Serviço

O que: Abertura da Espaço Laboratório Expositivo NEFA, conversa com o Coletivo 7Mulheres e Lançamento da Revista NEFA em exposição e livros de fotografia de autor.
Quando: 26 de junho às 18h
Onde: NEFA, Rua João Pinto, 30. Sala 607. Centro Florianópolis.
Entrada Gratuita.
Censura Livre
Contato: lucilahorn@duoarte.com – 48 999351533

 

Leia mais:

Florianópolis recebe o curso LinkedIn na Prática

Exposição apresenta fotos premiadas na 25ª Maratona Fotográfica de Florianópolis