Samsung apresenta smartphone dobrável, o Infinity Flex Display

Empresa fez o anúncio nesta quarta-feira (7) em conferência nos Estados Unidos

Aberto, aparelho funciona como um tablet. Foto: Montagem sobre reprodução / YouTube

As apostas se confirmaram. Nesta quarta-feira (7), em conferência em San Francisco, nos Estados Unidos, a Samsung anunciou o que vários sites já especulavam: o lançamento de um smartphone dobrável.

Quando fechado, o aparelho apresenta uma tela como “capa”, de um smartphone comum. Aberto, é como se o produto fosse um tablet, e até três aplicativos podem ser abertos simultaneamente. A previsão da empresa é de que chegue ao mercado em 2019, mas não deu uma data mais precisa, dizendo que serão produzidas em massa nos próximos meses.

— O display dobrável estabelece as bases para um novo tipo de experiência móvel. Estamos animados por trabalhar com desenvolvedores nesta nova plataforma, para criar mais valor para nossos clientes. Mal podemos esperar para ver onde a tecnologia e a colaboração podem nos levar — diz DJ Koh, Presidente e CEO da Divisão de TI e Dispositivos Móveis da Samsung Electronics.

No mesmo evento, foi revelado que Google junta esforços a Samsung para viabilizar o projeto da tela flexível, com o Android dando suporte para o tipo de tela.

Há alguns anos, a empresa já havia dado indícios de que vinha planejando o lançamento de um aparelho com tela flexível, quando apresentaram na feira de tecnologia Consumer Electronics Show, em 2013, um protótipo de uma tela totalmente flexível, com a possibilidade de ser enrolada como um pedaço de papel. Em 2014, a Samsung também lançou um vídeo conceito de um celular com a tela dobrável.

Além do smartphone dobrável, a Samsung apresentou ferramentas de desenvolvimento para as plataformas Bixby e SmartThings. No Bixby Developer Studio, uma coleção de ferramentas busca tornam-se uma plataforma de inteligência sob medida compatível com os diversos produtos e serviços da vida do consumidor. Já o SmartThings Developer Workspace inclui o SmartThings Cloud Connector, o SmartThings Device Kit e o SmartThings Hub Connector.

Um novo design de interface com o usuário, o One UI, também foi revelado no evento.