Sapato masculino: descubra o modelo ideal para cada ocasião

Jorge Bischoff
Fotos: Jorge Bischoff/divulgação

Escolher o calçado correto para determinada ocasião pode dizer muito sobre a sua personalidade. Mais do que a própria roupa, algumas combinações podem favorecer ou desvalorizar o look. E embora as opções de calçados masculinos sejam menores do que as femininas, a dúvida na hora de se vestir tende a ser uma preocupação para eles.

Sapatênis, oxford, mocassim e dockside são alguns dos modelos disponíveis para homens e podem ser indicados para ocasiões específicas. Para não errar na escolha, o produtor de conteúdo especializado em moda masculina e estilo Lucca Koch dá algumas orientações. Confira:

CASAMENTO/FORMATURA
O sapato estilo oxford liso e com poucos detalhes é o mais indicado para casamentos e formaturas. Além de serem extremamente elegantes, são muito confortáveis. O preto é sempre um clássico – é indicado como a primeira opção de compra. Para os trajes em tons mais claros, aposte nos tons de marrom, como o café. Já calçados brancos devem ser usados apenas com roupas brancas. O sapato social com acabamento em verniz deve ficar para os noivos que escolhem usar o fraque, meio fraque ou smoking.

CASAMENTO DURANTE O DIA
Casamentos diurnos costumam ter ternos mais claros e os sapatos marrons são parte do dress code. Caso a cerimonia ou festa seja na praia, em um clima super casual, aposte em peças mais leves, como um mocassim e o loafers que podem ser usados com aquele meia invisível.

BALADA
Deixe os tênis esportivos para a academia. O ideal são os tênis casuais – aqueles que lembram sapato e são super minimalistas – em cores neutras, como preto, azul marinho, branco.

TRABALHO 
Aqui vai depender muito o dress code da sua empresa. Se ela pede formalidade, use um bom exemplar de sapato estilo oxford, brogues ou ainda derby e o malbork monk. Ambiente mais informal, como uma agência de publicidade, pode-se apostar em tênis casuais, popularmente conhecidos como sapatênis, ou ainda o dockside e mocassim, que trazem personalidade ao look.

PASSEIO
Você já se preocupou com uma boa camiseta, uma bermuda bacana e vai acabar usando um chinelo? Você pode substituí-lo por um tênis em tonalidades neutras e até sapatos como o docksides, mocassim e a espadrille – ótima para o clima de praia.

Uma dica bacana: para eventos casuais, dobre a barra da calça e use o sapato com aquelas meias invisíveis – modelos com cano curto para evitar odores indesejáveis.

Coleção masculina Jorge Bischoff

O universo masculino e os diferentes estilo do homem contemporâneo estão em evidência na Coleção Mr. Bischoff. São produtos atemporais que levam a assinatura e o DNA da grife Jorge Bischoff para acompanhar o dia a dia do homem. As criações contemplam duas propostas bem distintas: os clássicos e os casuais.

Nos casuais, destacam-se os esportivos: dos super descolados aos modelos mais neutros, opções para diferentes ocasiões e perfis masculinos. Já nas propostas mais clássicas, os sociais têm cores atemporais, que garantem produções de muita elegância para eles.