
O dia 28 de maio é de grande importância para as mulheres. A data foi definida no IV Encontro Internacional Mulher e Saúde de 1984, na Holanda, marcando duas lutas para a saúde feminina, o Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. O objetivo é chamar a atenção e conscientizar a sociedade dos diversos problemas de saúde das mulheres.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030 é reduzir a taxa de mortalidade materna global para menos de 70 mortes por 100 mil nascidos vivos. Alcançar este objetivo depende principalmente de garantir que as mulheres tenham acesso a cuidados de qualidade antes, durante e após o parto.
A AMUCC, Amor e União Contra o Câncer, reforça a importância de dar apoio a ações que visem atenção e promoção da saúde nas diferentes fases da vida das mulheres. Hábitos de vida saudáveis são grandes aliados contra doenças crônicas não transmissíveis e auxiliam na prevenção ao câncer, tais como: eliminar o cigarro, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, manter a dieta equilibrada, diminuir sal, açúcar e as gorduras, praticar exercícios físicos regularmente, controle de peso e fazer exames regularmente.
Para a AMUCC, “saúde da mulher é todo dia”. O alerta é para que as mulheres façam os exames das mamas, saúde ginecológica e intestino, já que são os tipos mais comuns de câncer entre elas. A Associação também batalha pela rapidez no acesso ao diagnóstico e ao tratamento; acesso a tecnologias de ponta; além de qualidade nos exames de diagnóstico.
Conheça o trabalho realizado pela AMUCC – Amor e União Contra o Câncer no site www.amucc.org.br.
Leia também:
Seminário na Capital coloca em prática conexão entre pais e filhos
Saiba o que fazer para ganhar uma festa de casamento completa
O lado B do diretor geral da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil