Santa Catarina é o segundo estado mais hospitaleiro do Brasil

Segundo dados do Ministério do Turismo, estado catarinense é o mais bem avaliado na região Sul

Balneário Camboriú encanta com uma das orlas mais luxuosas do Brasil (Foto: Paulo Silvio Pereira)

Os dados do Ministério do Turismo, divulgados nesta quarta-feira (30), Dia da Hospitalidade, revelam os estados brasileiros considerados mais hospitaleiros pelos turistas estrangeiros que visitam o país. Na lista, Santa Catarina ganha destaque no segundo lugar e desponta na região Sul como o mais bem avaliado.

A disputa é acirrada. O campeão do bem-receber é o estado do Mato Grosso do Sul, cuja hospitalidade recebeu aval de quase totalidade (99,6%) dos visitantes internacionais que lá estiveram. Na sequência, aparecem os três estados da região Sul com Santa Catarina (99,2%), Rio Grande do Sul (98,9%) e Paraná (98,5%).

Praia da Joaquina, em Florianópolis (Foto: Tiago Ghizoni)

A pesquisa de demanda internacional do MTur destaca ainda os estados de São Paulo e do Rio Grande do Norte, ambos com percentuais de aprovação de 98,4%.

— Este alto índice coloca a hospitalidade do brasileiro como um ativo da maior importância para o turismo nacional, uma vantagem competitiva que contribui para o esforço do MTur de aumentar o fluxo e atrair novos turistas para os nossos destinos – comenta o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

A hospitalidade lidera em avaliação positiva entre os 16 itens de infraestrutura e serviços pesquisados no estudo da demanda internacional do ministério. Somada aos alojamentos, gastronomia, restaurantes e aeroportos, que também influenciam a percepção do turista, compõe o conjunto de atributos fundamentais da boa experiência turística. Em 2017, por exemplo, o modo de receber do brasileiro recebeu aprovação de 98,1% dos estrangeiros que visitaram destinos nacionais, maior percentual registrado nos últimos cinco anos.

Leia também:

Santa Catarina aparece ao lado de França e Japão entre os destinos que são tendência para 2019