“Se não agora, quando?” propõe reflexão sobre gêneros no Floripa Tap

Espetáculo montado pela coordenadora do Festival, Marina Coura, também da Cia Trupe Toe, busca de forma leve despertar cada pessoa para uma autorreflexão

Jam Session de 2018. Foto Divulgação

Estreando no palco do Floripa Tap, o espetáculo “Se não agora, quando?” da Cia Trupe Toe, promete levar a plateia à reflexão sobre questões de gênero e suas relações. Com a combinação perfeita entre dança, música e elementos audiovisuais, o grupo busca promover uma autorreflexão, em que cada pessoa possa perceber que ainda há muito por fazer para termos uma sociedade mais igualitária entre homens e mulheres.

A apresentação será gratuita no dia 19 de abril, às 21h no palco principal, que será montado na rua Cônego Serpa, em Santo Antônio de Lisboa.

A construção do espetáculo foi inspirado em campanhas internacionais como “#heforshe”, no “The Representation Project” e em feministas a frente do seu tempo como Simone de Beauvoir e a escritora Lispector. 

– De forma leve o feminismo será mostrado em sua essência, pela busca do respeito entre os gêneros, demonstrando o quão grave é o sofrimento de mulheres e homens em decorrência da superioridade masculina e suas práticas – avalia Marina Coura, coordenadora do Floripa Tap e diretora da companhia de dança.

Trilha sonora

Samba, maracatu, ciranda, declamações e muita percussão estão no setlist da trilha sonora que será executada ao vivo pelos músicos: Fábio Mello, Natália Livramento, Addia Furtado, Alexandre Damaria. O espetáculo tem composição musical da Trup Toe com letras da Iara Germer e Dandara Manoela, que encerrará a noite com a música “Mulher de luta”, de sua autoria, feita especialmente para a apresentação. 

E para comandar o ritmo nos taps, os coreógrafos e sapateadores profissionais Marina Coura, Fernando Flesh, Lucas Santana, Yasmin Bogo e Vivian Shimisu, todos também professores das oficinas que serão realizadas ao longo do festival.

Programe-se

Consolidado como um dos principais eventos de sapateado do País, o Floripa Tap acontece de 17 a 21 de abril, em novo local, buscando aproximar ainda mais a modalidade do público e fomentar o turismo. No palco principal serão sete apresentações de sapateado, sendo seis delas gratuitas ao público.

Entre as atrações internacionais os estreantes Lee Howard e Anissa Lee, de Los Angeles, e a norte-americana Maud Arnold, já considerada “madrinha” do festival e participante de várias edições.

Além dos espetáculos de sapateado, em paralelo à programação de oficinas para estudantes da modalidade, realizadas no Sesc Cacupé, o festival terá pelo menos cinco espetáculos de música apresentados no palco principal.

Após a jam session de sapateado que abre o festival no dia 17 de abril, será realizada uma apresentação especial com a dupla de cantores Chico Martins e Ana Rosa, pai e filha. No dia 20 de abril, enquanto os profissionais do tap se apresentam na Noite de Gala, Santo Antônio terá dois shows, de Jeisson Dias e Wagner Segura. No domingo, dia 21 de abril, encerrando a programação aberta ao público no charmoso bairro, um duelo de sapateadores às 16h30 e o show da banda Cores de Aidê, às 18h.

Noite de Gala

O único evento de apresentação ao público pago, a Noite de Gala, tem ingressos à venda na bilheteria do Centro Integrado de Cultura (CIC) ou pelo site da Blueticket. As inscrições para as oficinas de sapateado, com profissionais dos Estados Unidos e nomes reconhecidos pelo Brasil, podem ser feitas no site floripatap.com.br. Mesmo nas oficinas, há participação gratuita em duas delas: aula de sapateado para surdos, com Marina Coura, aula de sapateado para iniciantes, com Bia Mattar.

Sócio do Clube NSC tem desconto de 30% para a Noite de Gala

Para ser sócio do Clube NSC, você deve assinar um dos jornais ou o NSC Total em Assine NSC. A partir de R$ 9,90 por mês na modalidade digital, você tem acesso a todo o conteúdo e tem direito a utilizar os descontos do Clube em festas, shows, restaurantes, cinema, educação, serviços e muito mais. Aproveite, os benefícios são ilimitados. Saiba mais em Clube NSC.
Mais:
Conheça os bares participantes da 2ª edição do Comida di Buteco que começa nesta sexta em Floripa
Floripa em 3×4: artista vai fotografar novos interessados com sua câmera lambe-lambe
Aos 78 anos, moradora de Floripa faz sucesso com looks no Instagram