Segunda temporada da premiada The Crown estreia no Netflix em 8 de dezembro

Claire Foy como a Rainha Elizabeth II e Matt Smith como o Príncipe Philip - Foto Netflix, divulgação

Claire Foy como a Rainha Elizabeth II e Matt Smith como o Príncipe Philip – Foto Netflix, divulgação

Por Isabel Ribeiro, Agência Estado

Primeira série original inglesa do Netflix, The Crown abordou na temporada anterior a ascensão e início de reinado de Elizabeth II. Esmerada, a produção conquistou o Globo de Ouro na categoria melhor série de drama, e na categoria de melhor atriz no mesmo segmento, para Claire Foy, que vive a rainha. O tão aguardado retorno da saga britânica acontece em 8 de dezembro, quando estreiam dez novos episódios no serviço de streaming.

A segunda temporada abrange de 1956 a 1964. Traz novos dilemas dos habitantes do Palácio de Buckingham, e fatos políticos, inclusive um bem tenso, envolvendo tropas britânicas no Egito. E apresenta trocas de primeiros-ministros. Anthony Eden (Jeremy Northam) renuncia em 1957 e seu sucessor, Harold Macmillan (Anton Lesser), em 1963, após um enorme escândalo envolvendo pessoa de seu Governo.

“A monarca não vê com bons olhos a rotatividade parlamentar em seus dez anos de reinado. “Tive três primeiros-ministros. Nenhum serviu um mandato completo”, diz ela, no trailer da série criada por Peter Morgan.

Intimidade

Despida da rainha, Elizabeth precisa trabalhar sua vida conjugal, pois escolheu um marido que tem alma selvagem e inquieta. O cônjuge, Philip (Matt Smith), Duque de Edimburgo, terá grande destaque nesta etapa da atração. Sua personalidade complexa será melhor explorada.
No início da temporada, ele viaja desacompanhado em missão. Porém, a ausência acaba gerando especulações na imprensa, e Elizabeth tem de tomar uma decisão.

O segundo ano vai mostrar, ainda, a rainha concedendo ao esposo o título de Príncipe do Reino Unido, e a ampliação da família, com o nascimento de dois meninos. O casal também estará às voltas com a ida do primogênito para uma escola, algo inédito na realeza inglesa da época.
Dos novos personagens, entrará em cena o fotógrafo Antony Armstrong-Jones (Matthew Goode). Ele será o novo interesse romântico da princesa Margaret (Vanessa Kirby).

Outra novidade é o casal Kennedy. O presidente americano é interpretado por Michael C. Hall (o Dexter da série homônima). Jodi Balfour vive Jackie, a elegante primeira-dama.
Já nas temporadas três e quatro, de um total de seis previstas para ‘The Crown’, haverá renovação de elenco para acompanhar as mudanças de idade dos personagens centrais. Olivia Colman, do filme Assassinato no Expresso do Oriente (2017), fará a protagonista durante dois anos.

Serviço:

The Crown, segunda temporada, no Netflix
Estreia: 8 de dezembro

Leia mais:
No Multishow, série com Rafinha Bastos e Paloma Duarte discute casamento e tecnologia
Andrey Lehnemann: apostas do Oscar estarão em cartaz no verão