Semana Balaclava movimenta agosto com eventos gratuitos no centro de Florianópolis

Em sua quinta edição, a programação inclui workshops, bate-papos, feira gráfica, festas e shows com nomes de peso

Crédito: Gabriel Vanini/Divulgação

Criada pelo Balaclava Studio em 2014, a Semana Balaclava tem como propósito fomentar o mercado de economia criativa em Santa Catarina. A partir da integração com grandes figuras do meio, são reunidos temas e experiências com o intuito de provocar discussões. Pelo evento já passaram mais de 6 mil pessoas e 200 palestrantes, com nomes como Karol Conka, Fióti, Hermes e Renato, Rincon Sapiência, João Gordo, Facundo Guerra, Rico Dalasam e Eliane Dias.

Em sua quinta edição, que ocorre entre 12 e 18 de agosto, o evento retorna em um formato que prioriza a acessibilidade, onde todo o circuito de workshops e bate-papos acontece no centro histórico de Florianópolis. Serão abordadas cinco trilhas de conteúdo: Design, Comportamento, Música, Tecnologia e uma curadoria especial dos coletivos Expressionismo Preto (EXPR), de Florianópolis e Movimento Observador Criativo (MOOC), de São Paulo, abordando vários assuntos sob a perspectiva do jovem negro, e cada Papo Reto ocorre em bares e restaurantes no Centro Leste. Estão programadas também novas edições da B.Box, festa oficial do estúdio que mantém vivos os pilares da cultura hip hop e rap, ocupando dois espaços inéditos: a Comunidade do Pastinho, no Morro da Caixa, em parceria com o Projeto Infantil “É Da Nossa Cor”, que trabalha a identidade, autoestima e protagonismo das crianças através da história e cultura afro-brasileira e africana, e a quadra do SquareLab, no centro – em parceria com o EXPR.

Foto: Gabriel Vanini e João Brinhosa/Divulgação

Nesta edição, a Parque Gráfico – Feira de Arte Impressa – faz parte da programação com exposição no CIC. A Parque Gráfico é uma feira de exposição, troca, venda e consumo de produções gráficas que carregam as características de menor tiragem, alto valor artístico e conceito mais artesanal e menos industrial. A roda de conversa Girlz Talk também entra na grade da programação para reunir mulheres empreendedoras e que possuem vontade de empreender mas não sabiam como começar. O propósito, desde o princípio, é o compartilhamento de experiências e a troca de ideias sobre novos processos, métodos e saídas.

No sábado (17/08), como parte do encerramento, o Vereda Tropical, na Barra da Lagoa, recebe o show de lançamento do novo disco do rapper Black Alien, o aclamado “Abaixo de Zero: Hello Hell” – único evento pago da Semana – com ingressos a partir de R$ 30. Outros confirmados desta edição são Xênia França, Parteum, Rodrigo Lima (Dead Fish) e Press Pass.

 

Serviço

O quê: Semana Balaclava
Quando: 12 a 18 de agosto de 2019
Onde: Centro Histórico de Florianópolis
Inscrições e mais informações: semanabalaclava.com.br ou Instagram oficial