Ações artísticas, educativas e culturais durante a 5ª Semana da Dança UFSC, de 27 a 31 de maio

Biblioteca de Dança. Foto Patricia Almeida, divulgação

Entre os dias 27 e 31 de maio, o campus da UFSC em Florianópolis recebe diferentes ações relacionadas à dança. Com uma programação diversificada, gratuita e aberta à comunidade, a 5ª Semana da Dança – UFSC contempla uma multiplicidade de propostas na área da dança.

Durante cinco dias a dança se apresenta no campus universitário em forma de espetáculos, ações performáticas, debates, exposição fotográfica e oficinas, mobilizado artistas e comunidade em torno da dança.

Segundo a Secretaria de Cultura e Arte da UFSC, Maria de Lourdes Borges, “num momento difícil para a Universidade brasileira, realizar a 5ª Semana da Dança é um símbolo de resistência através da arte”.

Para a profa. Dra. Vera Torres (UFSC), que atua na coordenação da 5ª Semana da Dança, “em tempos hostis para a arte e a cultura, a universidade abre um espaço para artistas, público e pesquisadores de dança, reconhecendo a arte como produtora de saber que pode potencializar ações transformadoras das realidades das quais emerge”.

O grupo Cena 11 Cia de Dança, companhia instalada em Florianópolis há mais de 20 anos marca o momento de abertura oficial da 5ª Semana da Dança, dia 27 de maio, às 20h. Com a apresentação do objeto coreográfico “Colônia – mobilidade emergente de autonomia coletiva”, o grupo propõe a formulação de uma situação coreográfica para gerenciar o encontro de um grande número de pessoas com o objetivo de compor, através de comportamentos simples, um objeto cênico de padrões complexos.

Para essa apresentação, membros da comunidade e artistas locais foram convocados a participar de um treinamento imersivo e intensivo junto ao grupo Cena 11 com o intuito de compartilhar o palco do Auditório Garapuvu com esta renomada companhia catarinense.

Biblioteca de Dança

Na tarde de terça feira, 28 de maio, entre 14h e 17h, a Biblioteca Central da UFSC também participa desta semana dançante. Na instalação coreográfica “Biblioteca de Dança”, criada pelos artistas Neto Machado e Jorge Alencar, cinco artistas ocupam uma biblioteca e transformam seus corpos em livros dançantes.

Em um espaço feito para reunir ficção, história, teoria e poesia, dançarinos conversam com o público, corpo a corpo, compartilhando coreografias que marcaram suas vidas. A programação continua no palco do auditório Garapuvu, às 20h, com a com a apresentação do Espetáculo “Mask”, dirigido por Denise Zenicola e apresentado pelo Coletivo MUANES Dançateatro.

O Espetáculo “ECO” fica em evidência no terceiro dia, 29 de maio, quarta-feira. ECO é o mais novo trabalho da intérprete Karin Serafin que investiga o seu corpo considerando-o a “casa” para as imitações, repetições, recordações, vestígios e memória provocados por dois diretores diferentes. Dois solos independentes, dirigidos por Alejandro Ahmed e Renato Turnes, se encontram e se relacionam no motivo de existirem: o corpo da intérprete. “ECO” será apresentado no Espaço Caixa Preta, bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).

A Ação Performática “Deuses”, do grupo KAIOWAS está marcada para o dia 30 de maio, quinta-feira às 19h no Auditório Garapuvu. “Deuses” marca mais uma etapa deste grupo que há 23 anos foca sua investigação sobre o corpo, seus movimentos e seu uso como forma de expressão na dança.

Espetáculo Farpa. Foto Diogo Andrade, divulgação

O Espetáculo “Farpa” do Ronda Grupo encerra a 5ª Semana da Dança – UFSC. Em formato solo “Farpa” aborda o corpo político na mulher. “Farpa” será apresentada no dia 31 de maio, às 19h no Espaço Caixa Preta, bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).

A 5ª Semana de Dança – UFSC também oferece oficinas, painéis e debates que criam a oportunidade do contato do público com artistas e pesquisadores da dança intensificando a admiração e o interesse comum pela dança.

Entrada

Os ingressos estão disponíveis para toda comunidade na Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte), localizada nos fundos do Centro de Cultura e Eventos de segunda a sexta-feira das 9h às 12 e das 13 às 17h. Serão concedidos até 2 ingressos por pessoa. Os ingressos também serão entregues no local dos eventos 30 minutos antes do inicio das atrações.

Para participar das oficinas é necessário inscrever-se no local 20 minutos antes do inicio da atividade.

Confira a programação completa da 5ª Semana da Dança – UFSC nos endereços eletrônicos: secarte.ufsc.br/semanadadancaufsc

Uma semana dedicada à dança na UFSC

Paralelamente às atrações da 5ª Semana da da Dança – UFSC, entre os dias 27 e 31 de maio acontece também o I Colóquio Latino-Americano de Antropologia da Dança. O colóquio é composto por 12 Mesas Temáticas, 4 Painéis, 5 minicursos e 10 oficinas, agregando em torno de 60 pesquisadores de dança e performance, vinculados a grupos de pesquisa diversos, provenientes de aproximadamente 20 instituições de ensino.

O objetivo geral do evento é promover o diálogo entre pesquisadores que atuam no campo das Artes/Dança, em Interface com a Antropologia, e vice-versa, aproximando seus campos de pesquisa dos estudantes e docentes da UFSC e de outras universidades brasileiras, bem como da comunidade não acadêmica de Florianópolis, interessada em conhecer e/ou vivenciar práticas diversas de dança, sob a ótica de distintas abordagens teórico-metodológicas.

Para mais informações sobre o I Colóquio Latino-Americano de Antropologia da Dança acesse a pagina do evento: coloquioantropologiadanca.koansolucoes.com.br.

 

Leia mais:
Modelo catarinense com Síndrome de Down é finalista de concurso na República Tcheca
Maria Fernanda Cândido rouba a cena no tapete vermelho de Cannes
Santa Catarina recebe curso de imersão em finanças pessoais e investimentos para o público em geral