Semana Inventório discute empreendedorismo em design e moda na Udesc

semana inventório - reprodução

A Semana Inventório começa nesta segunda-feira, a partir das 16h, na Udesc, em Florianópolis. A programação é gratuita e inclui uma série de debates sobre empreendedorismo no design e na moda, comunicação de marcas e produção de moda, além de oficinas como de tingimento e artes. A Semana Inventório vai até sexta-feira, dia 27 de outubro, e é promovida por alunos e membros da empresa júnior de design e moda da universidade. Veja aqui como se inscrever nas palestras.

Uma das palestras é com Carla Lemos, criadora do Modices, blog que fala sobre moda com viés no empoderamento feminino e sustentabilidade, valorizando a diversidade no universo fashion e falando sobre quebra de padrões. Carla falará sobre a influência das redes sociais e de movimentos que trabalham para criar uma nova consciência de moda.

Outro destaque da programação é o projeto Cidades Invisíveis que discutirá as dificuldades de ter e manter uma marca social. E a Perestroika – Escola de Atividades Criativas, que se intitula a pior escola do mundo e atua em mais de cinco capitais brasileiras oferecendo cursos em diversas áreas.

Com o tema “Você é quem faz a sua geração” e o slogan “O seu passado diz muito sobre o seu futuro e o futuro se projeta agora”, a Inventório atribui a cada indivíduo a responsabilidade pelo sucesso de sua geração e faz um chamado para que a mudança aconteça agora em prol de um futuro melhor, mais ético, sustentável e criativo. De acordo com a organização, durante a Semana, as boas ideias serão valorizadas, assim como a arte e as suas possibilidades de transformação das diferentes realidades.

A Inventório

A Inventório – Empresa Júnior de Design e Moda foi fundada em 2008 por alunos do Ceart e, desde então, atua na formação empreendedora dos alunos a partir da prática dos assuntos aprendidos em sala de aula. Enquanto parte do Movimento Empresa Júnior (MEJ), busca formar, através da vivência empresarial, empreendedores capazes de transformar o Brasil.

Com a Semana Inventório, o acesso às novas ideias é facilitado e os demais alunos participam de palestras, oficinas e workshops que auxiliam em sua formação profissional e pessoal. Ano passado, o evento mobilizou cerca de 300 pessoas

Programação​

Segunda-feira, dia 23

16h
Perestroika
A Perestroika é uma Escola Livre de Atividades Criativas com sede em cinco capitais brasileiras, além de cursos online para todo o Planeta Terra e in company para todo o país. Sempre com um viés criativo, os cursos abordam os mais diferentes assuntos. Do Poker ao
Empreendedorismo, passando pela Moda, visitando a Arquitetura, mergulhando em Teoria
Feminista, entre muitos outros temas. E sempre com a metodologia própria desenvolvida pela Escola: a Experience Learning, que como o nome sugere, é totalmente baseada na
experiência. E está disponível em Open Source.

Terça feira, dia 24

19h
Cidades invisíveis
Cidades Invisíveis, que surgiu para gerar empoderamento nas pessoas para que todos
consigam crescer com independência, já beneficiou mais de quinze mil pessoas através da arte enquanto instrumento de mudança. Através da moda e da venda de camisetas, a maior fonte arrecadação do movimento, o projeto já realizou melhoramento em mais de sete comunidades na Grande Florianópolis.

Quarta-feira, dia 25

15h
O3 Design
Gabriel Inler, Diretor Executivo da O3 Design, atua há mais de 20 anos atuando como consultor de Design, atendendo setores de negócio em Branding, Design de Embalagens, Comunicação, Merchandising e Desenvolvimento de Produtos, Gabriel vai abordar algumas definições de Branding, Arquitetura de Marca, Percepção de Valor e, principalmente, o Retorno Sobre Investimento que as embalagens permitem a um negócio enquanto ferramenta de Marketing.

19h
Carla Lemos
Idealizadora do Modices, que hoje contabiliza 118k fãs e mais de 10 anos de atuação, vai estar na Udesc para tirar a gente do lugar comum com uma conversinha bacana sobre moda, redes sociais, empoderamento e sustentabilidade. No bate-papo, a Carla vai discutir isso com a gente e vai dar um panorama da influência das redes sociais e dos movimentos de empoderamento e sustentabilidade para criar uma nova consciência de moda.

Quinta-feira, dia 27

15h
Cafundó Studio
O fundador do Cafundó Estúdio estará na Udesc no dia 26 para falar sobre design e
empreendedorimo e como as novas tecnologias estão transformando o mercado de trabalho, principalmente na área do design. Leonardo Minozzo é formado em Design Gráfico pela UFSC, pós graduado em Marketing pela fundação Getúlio Vargas e mestre em gerenciamento de Design e Branding pela Ufsc desde 2012. O Cafundó, um estúdio digital focado em trazer experiências entre Design, interatividade e tecnologia.

19h
Blueticket
Diogo Kleinübing, outro confirmado na Semana, desde quando cursava administração com
gestão da informação aos 19 anos já era um emprendedor. Hoje,é sócio proprietário da
Blueticket, empresa de venda de ingressos online, que tem como proposta aproximar pessoas ao vivo. A Blueticket ja teve mais de 4 milhões de ingressos emitidos pelo sistema. A palestra de Diogo será focada na importância dos propósitos dentro de uma empresa e de como manter uma forte cultura dentro de um crescimento exponencial.

Sexta-feira, dia 29

9h
Roberta Kremer e Nara Guichon
Em parceria com a Semana Lixo Zero, será oferecida uma oficina de tingimento e estamparia
natural na sala 75.

15h
Cássia Guerra e Priscila Ferreira (F/FWD)
Comunicando moda na web: um olhar sobre o agora do que continua tendência no futuro
A agência de publicidade F/FWD, responsável pela comunicação digital de grandes marcas importantes, acredita que as marcas precisam interagir com pessoas, não com consumidores. Seja para criar uma história envolvente e inspiradora ou uma experiência inteligente para o consumidor. Ou até mesmo uma grande ideia que mude formas e conceitos.

Serviço
Semana Inventório 
Quando: De 23 a 27 de outubro
Onde: Inventório EJDM – Udesc (Av. Madre Benvenuta, 2007, Bairro Santa Mônica, Florianópolis)
Como participar: Inscreva-se nas palestras aqui.