Tudo que já sabemos sobre o seriado de “O Senhor dos Anéis”

A Amazon confirmou que vai produzir uma série inspirada na obra mais conhecida do autor J.R.R. Tolkien - mas quais informações já foram divulgadas até agora?

Ian McKellen, intérprete de Gandalf na trilogia original. Foto: Reprodução

O Senhor dos Anéis é uma das adaptações cinematográficas de livros mais bem-sucedidas da história do cinema: planejada desde 1995 pelo diretor Peter Jackson, fã confesso dos livros escritos por J.R.R. Tolkien, a trilogia estreou nos cinemas em 2001 e acabou levando nada menos que 21 Oscars, além de render mais três filmes derivados do livro O Hobbit a partir de 2012. Agora, quase duas décadas depois da estreia da saga nos cinemas, os fãs se preparam para retornar à Terra-Média, com a confirmação de que uma série de TV inspirada em O Senhor dos Anéis está em produção, com assinatura da Amazon Studios.

Mas o que se sabe a respeito da série até agora? Abaixo você confere todas as informações:

A data de estreia já foi divulgada?

Oficialmente, não – o que se sabe é que o contrato assinado pela Amazon obriga o estúdio a começar a produção em até dois anos, o que faz com os fãs especulem que a estreia deve acontecer até 2020.

Quem está envolvido?

Tanto a Amazon quanto a Netflix e a HBO estiveram em negociações para adquirir os direitos da série, mas a Amazon acabou levando a melhor. A produção será feita em colaboração com o Tolkien Estate, a editora HarperCollins (que recentemente passou a publicar os livros de Tolkien também aqui no Brasil) e a New Line Cinema (divisão da Warner Bros que fez a trilogia cinematográfica original). A Amazon já anunciou que vai investir US$ 1 milhão no show, o maior orçamento na história da televisão.

Peter Jackson vai se juntar à produção?

Nada confirmado, mas a possibilidade existe: o The Hollywood Reporter publicou que o cineasta está em negociações para se tornar produtor executivo do seriado; enquanto o fansite The One Ring, uma das maiores fontes sobre o universo de Tolkien, escreveu que Jackson está na lista de roteiristas, diretores e produtores que a Amazon está contatando.

A série terá quantas temporadas?

De acordo com o contrato assinado pela Amazon, serão pelo menos cinco temporadas.

Algum anúncio de elenco já foi feito?

Ainda não – mas Ian McKellen, intérprete de Gandalf na trilogia original, demonstrou interesse em reprisar o papel: “Eu não disse que sim porque ninguém me perguntou”, respondeu o ator, ao ser perguntado a respeito durante entrevista à rádio BBC. “Você está sugerindo que outra pessoa iria interpretá-lo? Olha, Gandalf tem 7 mil anos, então eu não estou velho demais para isso.”

Já o ator John Rhys-Davies, que interpretou o anão Gimli, criticou a Amazon por criar a série tão pouco tempo depois da trilogia de filmes. “Eles não querem fazer melhor, só querem ganhar mais dinheiro”, ele disse, ao site Geek. Andy Serkis, que deu vida ao personagem Gollum, falou ao ScreenCrush: “Soa incrível, mas eu não me vejo como parte disso. É uma abordagem completamente nova de tudo isso, então eu realmente não me imagino participando.”

Sean Astin, o Samwise Gamgee da trilogia original, não falou a respeito de voltar a interpretar o personagem, mas se mostrou otimista com a ideia do seriado: “Nos últimos 15 ou 12 anos eu tenho dito às pessoas que O Senhor dos Anéis vai ganhar um remake. E as pessoas dizem ‘não, imagine! É um clássico! Nunca vai ser refeito! Eles não teriam como superar os filmes!’, e eu digo ‘É uma história incrível! Os personagens são tão amados! Óbvio que vai ser refeito’.”

Qual vai ser a trama?

A única coisa oficial que se sabe é que a história vai ser passar antes de O Senhor dos Anéis – o que poderia significar que a série vai tratar de qualquer uma das dezenas de histórias ambientadas por Tolkien nos milênios que antecederam os acontecimentos de sua história mais conhecida. O The One Ring, porém, publicou que o novo seriado vai ser focado na juventude de Aragorn: quando O Senhor dos Anéis começa, Aragorn já tem 87 anos de idade, e uma biografia riquíssima, o que faz a possibilidade ser bastante interessante.

 

Leia mais:

Game of Thrones: 7 diferenças entre os livros e a série

Tudo o que já sabemos sobre a próxima temporada de GOT

“Branca de Neve”: história e curiosidades sobre o clássico